metropoles.com

Helder Barbalho entra em ação da COP26: “Defendemos a floresta em pé”

Governador do Pará defendeu desenvolvimento sustentável. Ele se comprometeu em reduzir em 86% as emissões de gases do efeito estufa até 2036

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Governador do Pará, Helder Barbalho (MDB)
1 de 1 Governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Principal emissor de carbono, o Pará entrou, nesta quarta-feira (4/8), na lista de estados que aderiram à campanha Race to Zero (Corrida para o Zero), da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), que busca zerar as emissões de gases do efeito estufa.

Segundo o governador do estado, Helder Barbalho (MDB), que esteve em Brasília nesta quarta-feira durante evento da COP26, a intenção é reduzir 86% das emissões até 2036 e zerar até 2050.

“Viemos reafirmar o compromisso do Pará com o modelo de descarbonização da economia. Precisamos fazer uma mudança na lógica atual, que conflita com a sustentabilidade”, frisou.

Helder defendeu a preservação florestal e o uso sustentável da biodiversidade amazônica.

“Precisamos desenvolver alternativas da bioeconomia e aproveitar a biodiversidade que a floresta amazônica oferece com iniciativas agroflorestais, da indústria de fármacos, de cosméticos e de biocombustíveis, gerando emprego e renda”, salientou.

Quatro estados brasileiros aderiram à campanha Race to Zero. Além do Pará, Pernambuco entrou no grupo. Já faziam parte da lista Minas Gerais e São Paulo. Juntos, esses estados representam 33% das emissões brasileiras.

Seis estados — Amazonas, Espirito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná — apresentaram planos que ainda serão analisados. Um comitê internacional avalia o compromisso.

Para Barbalho, existe uma grande coalisão  com o objetivo de preservar o meio ambiente. “Todos temos que cumprir com as nossas obrigações com a missão de zerar com as emissões dos gases do efeito estufa”, ponderou.

Segundo o governador, o Pará reduziu em cerca de 30% as queimadas e devastação na floresta na comparação de julho de 2020 com o mesmo mês deste ano. A expectativa é que 2021 tenha 13% menos degradação, em relação a 2020.

A campanha

Em 2020, a campanha global Race to Zero foi lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para engajar as lideranças de países, cidades, empresas, e investidores para zerar as emissões liquidas de gases de efeito estufa até 2050.

A iniciativa é uma campanha global para reunir lideranças com objetivo de alcançar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050, o que deverá limitar o aumento da temperatura global a 1,5 °C.

A meta, segundo a campanha, será alcançada por meio da intensificação de ações de descarbonização, da atração de investimentos para negócios sustentáveis e para a criação de empregos verdes.

Dessa maneira, será possível viabilizar um cenário de desenvolvimento socioeconômico inclusivo e sustentável. Atualmente, cerca de 32 diferentes regiões no mundo participam da iniciativa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?