metropoles.com

Gabinete de deputado federal é alvo de buscas em operação da PF

São quatro mandados de prisão preventiva. José Wilson Santiago, do PTB, está entre os investigados

atualizado

Compartilhar notícia

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
wilson-santiago
1 de 1 wilson-santiago - Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Com o objetivo de desarticular organização criminosa que teria fraudado as obras de uma adutora na Paraíba, a Polícia Federal (PF) deflagrou, neste sábado (21/12/2019), a operação Pés de Barro.

O deputado federal José Wilson Santiago (PTB-PB), na foto em destaque, está entre os investigados e será afastado do cargo.

A busca e apreensão no gabinete, bem como o afastamento, foram autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello – deputado, ele tem foro privilegiado. Três assessores do parlamentar e um funcionário dele estão entre os alvos.

São cumpridos quatro mandados de prisão preventiva, sete ordens de afastamento das funções públicas e 13 mandados de busca e apreensão.

A operação prendeu o prefeito de Uiraúna (PB), João Bosco Nonato Fernandes. Também foram alvos um funcionário dele e um empresário.

No total, 80 agentes federais participam da ação, cumprida em Brasília, na capital paraibana, João Pessoa, em Uiraúna e São João do Rio do Peixe (PB).

A Justiça também determinou a indisponibilidade de bens dos investigados. A operação tem como base um proposta de colaboração premiada.

Segundo a PF, os suspeitos são investigados por pagamentos ilícitos e superfaturamento de obras no sertão do estado nordestino e devem responder pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro, fraude licitatória e formação de organização criminosa. As penas chegam, somadas, a 20 anos de reclusão.

A Adutora Capivara é um sistema que vai de Uiraúna a São João do Rio do Peixe. Já no início da contratação das obras, no valor de R$ 24,8 milhões, propinas de mais de R$ 1,2 milhões foram combinadas, aponta a PF.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?