metropoles.com

Fux se reunirá com Bolsonaro para debater plano de combate à Covid-19

Nesta quinta-feira (18/3), o presidente do STF consultou o Plenário sobre convite recebido pelo próprio presidente para integrar o grupo

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Cerimônia posse do ministro Luiz Fux na presidência do Supremo Tribunal Federal STF
1 de 1 Cerimônia posse do ministro Luiz Fux na presidência do Supremo Tribunal Federal STF - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luiz Fux, se reunirá, na próxima semana, com Jair Bolsonaro (sem partido), para debater um plano nacional de combate à pandemia da Covid-19.

Nesta quinta-feira (18/3), Fux consultou o Plenário sobre convite recebido pelo próprio presidente para integrar o grupo, que contará com a participação dos Três Poderes. A maioria do colegiado entendeu que o STF pode participar de debates e conversas sem integrar, no entanto, decisões sobre políticas públicas que possam vir a ser questionadas judicialmente.

De acordo com o entendimento dos demais ministros, a atuação está amparada tanto pela Constituição Federal, que dispõe sobre a harmonia entre os Poderes — sobretudo em momentos de crise –, como pelo Regimento Interno da Casa, que prevê, como uma das funções do presidente, representar a Corte perante os demais Poderes e autoridades.

Preocupação

Com o aval concedido, Fux se comprometeu a apresentar o resultado da reunião aos demais ministros da Corte. Ele disse aos colegas que levará ao Executivo sugestões e ações preconizadas por centenas de decisões do STF, principalmente em relação à competência da União, dos estados e dos municípios para ações relacionadas à pandemia, “que continua sendo uma questão não digerida pelas autoridades constituídas”.

Ciência

Durante a discussão, o ministro Gilmar Mendes disse que a participação do Judiciário na comissão terá que ser no sentido de fazer imperar “a ciência, a racionalidade e uma dose mínima de iluminismo nesse obscurantismo em que estamos vivendo”.

0

 

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?