metropoles.com

Felipe Neto sugere e senador pede a Twitter dados de contas suspeitas

Randolfe Rodrigues quer que CPI da Covid tenha informações sobre os usuários das contas suspeitas excluídas nesta semana

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Senador Randolfe Rodrigues. CPI da Covid. CPI da Pandemia
1 de 1 Senador Randolfe Rodrigues. CPI da Covid. CPI da Pandemia - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Depois de receber a sugestão por meio de um tuíte do youtuber Felipe Neto, o vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), protocolou na quinta-feira (17/8) um requerimento para que o Twitter entregue informações sobre os usuários das contas suspeitas que excluiu da rede social nesta semana.

Na última terça-feira (15/6), Felipe Neto apresentou a sugestão ao senador pelo próprio Twitter:

Na segunda-feira (14/6), o Twitter promoveu uma ação para excluir contas com comportamentos suspeitos em todo o mundo.

“Com o objetivo de proteger a integridade e a legitimidade de conversas em seu serviço, o Twitter regularmente solicita que contas com comportamentos suspeitos em todo o mundo confirmem detalhes como senha ou número de celular, comprovando que existe uma pessoa por trás delas”, informou a empresa em nota.

“Até que cumpram essa etapa de confirmação, as contas ficam temporariamente desabilitadas, com funcionalidades limitadas, e deixam de entrar no cálculo para contagem de seguidores. Isso significa que esse número pode oscilar quando fazemos essas checagens regulares globalmente”, diz ainda o texto.

No requerimento apresentado à CPI, Randolfe pede a relação de todas as contas excluídas e dos respectivos dados utilizados para o cadastro da conta e o motivo para a exclusão; preservação do conteúdo disponível em cada conta ou eventualmente apagado e disponibilização para coleta/download; além do histórico de login, com o horário (timestamp) completo com fuso horário e os endereços IPs utilizados.

Segundo o senador, a disseminação de desinformação e notícias falsas sobre a pandemia é um desafio extra no combate à Covid-19.

“Apesar dos esforços promovidos pela empresa, sabemos que muito ainda precisa ser feito para combater essa avalanche de desinformações sobre a pandemia e garantir que as informações corretas cheguem à população”, justifica o senador.

Para que os dados sejam solicitados ao Twitter, o requerimento ainda precisa ser aprovado pela comissão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?