metropoles.com

Entre demitidos por Joice na Câmara estão todos os intérpretes de Libras

Seis profissionais foram comunicados que não precisariam voltar ao trabalho na segunda-feira. “Equívoco” custou cargo de diretor da Secom

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Joice Hasselman
1 de 1 Joice Hasselman - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Entre os 68 demitidos pela deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) dos veículos de comunicação da Câmara dos Deputados estavam todos os intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), responsáveis por dar acessibilidade aos deficiente auditivos das sessões e programas audiovisuais da Casa.

De acordo com profissionais dos veículos que chegaram a tentar negociar com a parlamentar, os funcionários chegaram a discutir a opção de usar o closed caption, ferramenta que legenda as transmissões, para substituir essa mão de obra.

O problema é que essa ferramenta não garante a acessibilidade de forma ampla e correta. De acordo com especialistas em língua de sinais e em inclusão da população surda, muitos deficientes nem mesmo são alfabetizados em português, e a maioria tem a língua de sinais como sua principal ferramenta de interação, não compreendendo a linguagem escrita.

Seis intérpretes foram comunicados nesta sexta-feira que não precisariam voltar ao trabalho na próxima semana. De acordo com funcionários da Casa, a repercussão negativa entre a comunidade surda fez a deputada voltar atrás nessas demissões. Acusado de incluir os intérpretes no grupo dos demitidos, o diretor-executivo da Secom, David Miranda, comunicou no grupo de diretores que foi avisado de sua exoneração do cargo, devido ao que chamou de “equívoco”.

As demissões foram reveladas nesta sexta-feira (24/7). A deputada demitiu 68 funcionários da Secretaria de Comunicação da Câmara dos Deputados, órgão comandado por ela desde o dia 10 de junho. O corte representou 23% da equipe composta por 289 pessoas do quadro técnico e de jornalismo de veículos comandados pela secretaria (TV e Rádio Câmara, Voz do Brasil, redes sociais, Secretaria de Participação, Interação e Mídias Digitais, portal, eventos, visitas guiadas, plenário e comissões).

A deputada avaliou que a equipe era “grande” e decidiu ainda por uma “reestruturação”, tanto no número de profissionais quanto na programação dos veículos.

A deputada assumiu a Secretaria de Comunicação por ato do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Deputados da ala bolsonarista do PSL tentaram tirar Joice do cargo, porém os pedidos foram negados pelo ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Por meio de suas redes sociais a deputada alegou a necessidade de se baixar custos e que essa demanda estava parada há mais de um ano.

Joice ainda rebateu a informação de demissão dos interpretes dizendo que é notícia falsa .

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?