metropoles.com

CPI vai propor pensão para órfãos da Covid e aposentadoria por invalidez

As novas sugestões se juntarão às proposições legislativas que devem constar no relatório da comissão parlamentar

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Renan Calheiros
1 de 1 Renan Calheiros - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O relatório da CPI da Covid-19 vai sugerir a criação de um fundo de pensão para os órfãos da pandemia no país. A informação foi antecipada pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), nesta quarta-feira (6/10).

Também constará, no documento, a inclusão da Covid-19 entre as doenças que permitem, após perícia, a aposentadoria por invalidez.

As novas sugestões se juntarão às proposições legislativas que devem constar no relatório da comissão parlamentar. As iniciativas são vistas como uma forma de que a CPI “deixe um legado” após o fim dos trabalhos do colegiado, previsto para ocorrer após 19 de outubro.

Outra proposta antecipada por Calheiros refere-se a mudanças na Lei do Impeachment. O senador não detalhou quais alterações específicas seriam feitas na legislação. No entanto, internamente, discute-se a inclusão de um prazo para que o presidente da Câmara aprecie e paute pedidos de destituição do chefe do Executivo federal.

“Vamos propor alterações ao encaminhamento de CPI e à tramitação de suas análises, tanto na Procuradoria-Geral da República (PGR) quanto na Câmara dos Deputados, no que significar processo de impeachment de presidente da República. São alterações na legislação que estão sendo propostas de modo a aprimorar e dar mais segurança jurídica e política a esse processo”, disse o senador na ocasião.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?