metropoles.com

CPI ouvirá Ricardo Barros, líder do governo, na próxima semana

Também haverá o depoimento do presidente do Instituto Força Brasil, coronel Helcio Bruno, citado no caso das 400 milhões de doses de vacinas

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Ricardo Barros, líder do governo na Câmara
1 de 1 Ricardo Barros, líder do governo na Câmara - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente da CPI da Covid-19, Omar Aziz (PSD-AM), divulgou, nesta quinta-feira (5/8), o calendário de depoimentos da comissão da próxima semana, com o presidente do Instituto Força Brasil, coronel Helcio Bruno, e o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara.

O coronel Helcio Bruno prestará depoimento na próxima terça-feira (10/8), o empresário José Alves Filho, representante da Vitamedic, será ouvido na quarta-feira (11/8) e Barros, na quinta-feira (12/8).

O Instituto Força Brasil já foi citado algumas vezes por Cristiano Carvalho e Luiz Paulo Dominguetti, da Davati Medical Supply, e pelo reverendo Amilton Gomes de Paula como intermediário entre vendedores de vacinas e o Ministério da Saúde. “[Helcio Bruno] Era negacionista, mas queria negociar vacina”, afirmou Aziz.

A entidade bolsonarista tem como vice-presidente, Otávio Fakhoury, investigado no inquérito das Fake News que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).

“A Vitamedic foi quem bancou a publicidade de medicamento não comprovado cientificamente [para o tratamento da Covid-19] e teve aumento assustador no faturamento com a pandemia”, acrescentou.

Já Barros foi citado no depoimento dos irmãos Miranda como a pessoa que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse estar envolvido no esquema das negociações irregulares da vacina indiana Covaxin. Após os ilícitos virem à tona, o governo suspendeu o contrato. Bolsonaro nunca negou.

Barros, todavia, nega qualquer envolvimento e cobra há tempos a marcação do seu depoimento à comissão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?