metropoles.com

CPI convoca coordenador de estudo contra kit Covid e membros da Conitec

Nelson Mussolini, representante do Conselho Nacional de Saúde (CNS), vai depor à comissão na segunda-feira (18/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Leopoldo Silva/Agência Senado
empresário Otávio Oscar Fakhoury Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (CPIPANDEMIA) realiza oitiva de empresário apontado como financiador de disseminação de notícias falsas
1 de 1 empresário Otávio Oscar Fakhoury Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (CPIPANDEMIA) realiza oitiva de empresário apontado como financiador de disseminação de notícias falsas - Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 aprovou, nesta sexta-feira (15/10), em sessão deliberativa extraordinária remota, a convocação do médico Carlos Carvalho e de outros quatro representantes de conselhos ligados à Saúde e membros da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).

Após a sessão relâmpago, que durou cerca de 5 minutos, senadores se reuniram e marcaram a oitiva, na segunda-feira (18/10), com Nelson Mussolini, representante do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

A ideia inicial era ouvir Carvalho, que é diretor da Divisão de Pneumologia do Instituto do Coração (InCor) e elaborou um estudo contra a administração do kit Covid. Vale ressaltar que pesquisa seria analisada pela Conitec, mas foi retirada de pauta. O médico, todavia, ainda não poderia apresentar o estudo à CPI.

Diante disso, senadores divergiram se deveriam manter o depoimento dele e decidiram convocar outros membros do Conitec para depor, como alternativa. Após a deliberação, senadores encerraram a sessão e se reuniram reservadamente para decidir. Os convocados foram:

  • Luiz Claudio Lemos Correa, representante do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass);
  • Helton da Silva Chaves, representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems);
  • Nelson Mussolini, representante do Conselho Nacional de Saúde (CNS); e
  • Carlos Eduardo Menezes de Rezende, representante da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
0

Além da convocação, CPI aprovou requerimento de realização de audiência pública com familiares e vítimas da Covid-19, também a ser realizada na próxima segunda-feira. Haverá ao menos uma de cada região do país.

“O testemunho dessas pessoas é de extrema importância, uma vez que nos aproxima da dor do outro e dá voz a milhares de outras famílias que foram dilaceradas por essa pandemia”, diz o requerimento do vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

O relatório final da CPI está previsto para ser entregue e lido em plenário pelo relator Renan Calheiros (MDB-AL) na próxima terça-feira (19/10) e votado no dia seguinte.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?