metropoles.com

Contrato da Covaxin também foi assinado por empresa árabe, diz jornal

Além da árabe Envixia Pharmaceuticals, o documento também foi assinado pela Precisa Medicamentos e Barath Biotch

atualizado

Compartilhar notícia

Bharat Biontech/Divulgação
vacina indiana covaxin covid coronavírus sars
1 de 1 vacina indiana covaxin covid coronavírus sars - Foto: Bharat Biontech/Divulgação

Além da empresa apontada como intermediadora da suposta compra de doses superfaturadas da vacina contra a Covid-19, da indiana Covaxin, uma empresa árabe também teria participado da negociação. A Envixia Pharmaceuticals, baseada nos Emirados Árabes, com a Precisa Medicamentos fariam a intermediação para a conclusão da transação, é o que diz a Folha de S.Paulo.

De acordo com o documento obtido pela reportagem da Folha, a Envixia desenvolveria o papel de apoiadora e auxiliadora das questões que envolvessem o registro e a compra e venda da vacina contra a Covid-19.

As assinaturas teriam sido consumadas cerca de 4 dias depois do encontro entre representantes da Precisa e do Ministério da Saúde. Na lacuna da Precisa aparece assinando o memorando, o sócio-diretor Francisco Maximiano, que já foi convocado para depor à CPI da Covid-19. Já pela Envixia, um suposto gerente-geral de nome Anudesh Goyal.

Segundo o documento, que se refere à Covaxin como Bharat Biotech, a Envixia fica encarregada de “fornecer suporte para todas as atividades relacionadas ao registro e comercialização Vacina Covid-19 no Brasil”.

Questionada pela reportagem da Folha, a diretora-executiva da Precisa Medicamentos, Emanuela Medrades, afirmou que a empresa se tratava de um “finder”. “[A Envixia] Foi escolhida pela Bharat Biotech. Ela tem contrato para fornecer a Covaxin nos Emirados Árabes Unidos. Numa primeira operação, busca companhias ao redor do mundo inteiro [para fornecer a vacina indiana nos países]”, disse.

Veja o documento:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?