metropoles.com

Ciro Nogueira se reúne com Bolsonaro no Planalto para acertar nomeação

Senador deve assumir o comando da Casa Civil, um dos ministérios mais estratégicos do governo, no lugar do general Luiz Eduardo Ramos

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, caminha pelo Senado de máscara. Ele olha para o lado e ao fundo sem veem jornalistas - Metrópoles
1 de 1 O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, caminha pelo Senado de máscara. Ele olha para o lado e ao fundo sem veem jornalistas - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) está reunido no Palácio do Planalto com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que deve oficializar a nomeação dele para o comando da Casa Civil. O parlamentar chegou pouco antes das 9h. Questionado sobre a expectativa para a conversa com o presidente, ele afirmou: “Conversa boa”, mas não deu mais detalhes.

O encontro entre as duas autoridades estava previsto para ocorrer na tarde de segunda-feira (26/7), no Palácio do Planalto, mas foi adiado porque houve problema no avião que transportava o senador do México, onde Ciro passava férias com a família, para o Brasil.

Ciro Nogueira preside o PP, um dos partidos da base de apoio do governo no Congresso, e é um dos principais líderes do Centrão. A nomeação ainda não foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e a data de posse não foi marcada.

A nomeação do presidente do PP havia sido anunciada na última quarta-feira (21/7), dentro de uma pequena reforma ministerial. Ciro Nogueira deve assumir o órgão hoje comandado pelo general Luiz Eduardo Ramos. Este, por sua vez, será realocado na Secretaria-Geral da Presidência da República, chefiada por Onyx Lorenzoni, que vai para o Ministério do Trabalho e Previdência, pasta a ser recriada.

0

O martelo, no entanto, ainda não está batido. Conforme a coluna do Igor Gadelha adiantou nessa segunda-feira (26/7), Bolsonaro passou a avaliar, nos últimos dias, nomear Ciro Nogueira para a Secretaria-Geral da Presidência — e não para a Casa Civil, como acertado inicialmente.

Segundo auxiliares presidenciais, o argumento seria de que o trabalho mais intenso da Casa Civil, que coordena os demais ministérios do governo, poderia atrapalhar a articulação política de Ciro junto ao Congresso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?