Câmara dos Deputados instala cabines de votação para eleição à presidência

Ao menos, 21 pontos estão sendo preparados e pleito está previsto para ocorrer no próximo dia 1° de fevereiro, por volta das 20h

atualizado 25/01/2021 18:17

Marcelo Montanini/Metrópoles

Com eleição marcada para daqui a uma semana, a Câmara dos Deputados instalou no Salão Verde cabines de votação para a eleição da Casa, que será realizada, presencialmente, na próxima segunda-feira (1º/2). Estão sendo preparadas 21 cabines, e a votação está prevista para começar por volta das 20h.

O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendia a votação híbrida – presencial, mas com a possibilidade de ser remota para os parlamentares do grupo de risco –, mas foi voto vencido na Mesa Diretora, que decidiu por 4 votos a 3 pela opção exclusivamente presencial. Por causa da pandemia da Covid-19, a Câmara realiza votações remotas desde março de 2020.

O 2° secretário da Mesa, deputado Mário Heringer (PDT-MG), entrou com liminar no Supremo Tribunal Federal (STF), mas a vice-presidente da Corte, ministra Rosa Weber, indeferiu, argumentado que se trata de uma questão interna da Casa. A votação presencial está mantida.

0

Segundo Maia, três urnas estão sendo instalada no Salão Nobre para quem tem comorbidade, e 18 no Salão Verde para garantir o distanciamento a deputadas e deputados.

Estão na disputa Alexandre Frota (PSDB-SP), André Janones (Avante-MG), Arthur Lira (PP-AL), Baleia Rossi (MDB-SP), Capitão Augusto (PSL-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG), General Peternelli (PSL-SP), Luiza Erundina (PSol-SP) e Marcel Van Hattem (Novo-RS).

Mais lidas
Últimas notícias