Bolsonaro sobre Lula ser presidente: “Qual será o futuro do Brasil?”

Nesta noite, o Supremo Tribunal Federal decidiu, por 8 votos a 3, pela anulação das condenações do petista no âmbito da Operação Lava Jato

atualizado 15/04/2021 22:27

Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta quinta-feira (15/4) que, caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vença as eleições presidenciais de 2022, o país estará sob risco. Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o presidente indagou: “Qual será o futuro do Brasil?”.

O presidente comentava a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, nesta quinta, decidiu, por 8 votos a 3, anular as condenações do ex-presidente no âmbito da Operação Lava Jato. Com isso, o petista segue elegível para o pleito do próximo ano.

“Pela decisão do Supremo hoje, o Lula é candidato. Faça uma comparação com os ministros do Lula, com os nossos ministros, né? Se o Lula voltar, pelo voto direto, pelo voto auditável, tudo bem. Agora, qual vai ser o futuro do Brasil – o tipo de gente que ele vai trazer pra dentro da Presidência?”, disse Bolsonaro.

Pela decisão da Corte, o plenário manteve a determinação do ministro Edson Fachin que, em 8 de março, anulou das acusações contra Lula.

Na decisão, o ministro alegou que a Justiça Federal do Paraná, responsável pela Lava Jato, não tinha competência para julgar quatro ações envolvendo o petista — as do tríplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e duas ações relacionadas ao Instituto Lula.

Fachin ainda afirmou que os processos devem ser submetidos à Justiça Federal do Distrito Federal, que poderá julgar pela não validação dos casos ou ainda que eles sejam reaproveitados.

A decisão do ministro abriu caminho para que o petista recuperasse seus direitos políticos, dando a chance de concorrer ao pleito de 2022, se assim desejar.

Últimas notícias