metropoles.com

Bolsonaro recebe alta na manhã deste domingo (18/7)

Médico do presidente informou que sistema digestivo de Bolsonaro está funcionando bem, e ele deve retomar rotina de trabalho com calma

atualizado

Compartilhar notícia

bolsonaro inaugura agencia da caixa
1 de 1 bolsonaro inaugura agencia da caixa - Foto: null

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recebeu alta médica na manhã deste domingo (18/7). A expectativa é que o mandatário deixe o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, entre 10h e 11h, e retorne a Brasília.

Em nota, a Secretaria Especial de Comunicação (Secom) confirmou a alta e disse que Bolsonaro seguirá com acompanhamento ambulatorial pela equipe médica assistente.

A alta foi possível porque o sistema digestivo do presidente está funcionando regularmente, segundo a equipe médica. “Ele deverá retomar a rotina de trabalho com calma”, conforme informado pelo cirurgião Antônio Luiz Macedo.

A movimentação de veículos oficiais começou no início da manhã deste domingo. Por volta das 9h, um comboio de carros passou por uma entrada alternativa do hospital à espera do presidente.

No sábado (17/7), Antônio Macedo informou que Bolsonaro “está ótimo” e terá de seguir dieta regrada e rotina de exercícios para evitar novos quadros de obstrução intestinal. “Ele terá que mastigar bem os alimentos”, disse. Não fermentativa, para evitar a formação de gases, a atual alimentação, que está na fase cremosa, irá evoluir para a pastosa.

O mandatário do país está internado desde quarta-feira (14/7), para tratar de uma obstrução intestinal. Bolsonaro já despachou com ministros por videoconferência e, na manhã de sábado, postou vídeo em que aparece caminhando no corredor do hospital. “Seguimos progredindo. Bom dia a todos”, escreveu.

Em seguida, participou de live para marcar a inauguração de uma agência da Caixa Econômica em Missão Velha (CE).

“Estou bem graças a Deus. O problema que eu tive no início dessa semana foi ainda em função da facada que eu recebi em 2018, a questão de aderência. De vez em quando, travo o intestino, e a gente dificilmente, né, deixa de realizar uma cirurgia. Mas graças a Deus não foi preciso. Tô louco para voltar a trabalhar, rever os amigos, voltar para o seio da família e realmente botar o Brasil para andar. E isso é o que todos nós queremos”, disse na transmissão feita do quarto do hospital.

A equipe médica submeteu o presidente à dieta líquida após a retirada da sonda nasogástrica, por onde Bolsonaro se alimentava. Neste domingo, o chefe do Executivo nacional deve iniciar dieta pastosa.

Compartilhar notícia