Bolsonaro diz que Brasil é um dos menos afetados e está vencendo a Covid-19

Presidente discursou durante visita a obras de ferrovia na cidade de São Desidério, na Bahia

atualizado 11/09/2020 12:08

André Borges/ Especial para o Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que o Brasil está “praticamente vencendo a pandemia”. A declaração foi dada nesta sexta-feira (11/9), na cidade de São Desidério (BA), durante vista às obras da ferrovia que vai ligar o porto de Ilhéus (BA) ao Tocantins. O chefe do Executivo também atribuiu à gestão dele como sendo uma das melhores do mundo no controle à pandemia do novo coronavírus.

O Brasil, que chegou a ter 1.595 mortos em um único dia, é a segunda nação onde a Covid-19 é mais letal – só perde para os Estados Unidos. Durante meses, ocupou também a segunda colocação no número de casos, mas recentemente foi ultrapassado pela Índia, embora o país asiático tenha 42% menos óbitos em decorrência da doença.

0

“Estamos praticamente vencendo a pandemia. O governo fez tudo para que os efeitos negativos da mesma fossem minimizados, quer seja com o auxílio emergencial, que atingiu 65 milhões de pessoas no Brasil, quer seja a estímulos a micro e pequenas empresas com créditos, quer seja investindo também massivamente na questão de meios e recursos para que governadores e prefeitos não faltassem junto à Sáude, como atender a possíveis infectados”, disse o presidente.

Sem citar a fonte da notícia nem mencionar o número de casos ou mortos pela Covid-19, Bolsonaro credita à imprensa internacional a informação de que o Brasil é um dos países menos afetados pela pandemia.

“Já começa a aparecer na mídia lá de fora, na daqui é difícil de aparecer que o Brasil foi um dos que menos sofreu com a pandemia, dadas as medidas tomadas pelo governo federal”, finalizou.

Últimas notícias