metropoles.com

Bolsonaro cancela viagem a NY: ele receberia título de pessoa do ano

Em nota, ao justificar a desistência do presidente, o Planalto alegou pressão de grupos sobre as instituições que organizam o evento

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/ Metrópoles
23052018-RF-_-Jair-Bolsonaro-002-840×540
1 de 1 23052018-RF-_-Jair-Bolsonaro-002-840×540 - Foto: Rafaela Felicciano/ Metrópoles

Após diversas polêmicas envolvendo a ida do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), a Nova York (EUA), o chefe do Executivo nacional cancelou a viagem. No próximo dia 14, ele participaria de um jantar organizado pela Câmara de Comércio Brasil-EUA, onde seria homenageado como “Pessoa do Ano de 2019”.

Em nota, o Palácio do Planalto agradeceu a homenagem e, em seguida, confirmou o cancelamento. Conforme alegado, a desistência do presidente se deu devido à “pressão dos grupos de interesses sobre as instituições que organizam, patrocinam e acolhem em suas instalações o evento anualmente”.

Confira a nota na íntegra:
O Presidente da República agradece a homenagem proposta pela Câmara de Comércio Brasil-EUA, ao escolhê-lo “Personalidade do Ano de 2019”.

Entretanto, em face da resistência e dos ataques deliberados do Prefeito de Nova York e da pressão de grupos de interesses sobre as instituições que organizam, patrocinam e acolhem em suas instalações o evento anualmente, ficou caracterizada a ideologização da atividade.

Em função disso, e consultados vários setores do governo, o Presidente Bolsonaro decidiu pelo cancelamento da ida a essa cerimônia e da agenda prevista para Miami.

Gabinete do Porta-Voz da Presidência da República

Museu de Nova York
Museu de História Natural de Nova York já havia comunicado que não sediaria o evento em homenagem ao presidente da República como “Pessoa do Ano”. A decisão foi publicada em uma conta oficial das redes sociais do museu.

“Com respeito mútuo pelo trabalho e pelos objetivos da nossa organização individual, decidimos conjuntamente que o Museu não é a locação ideal para o jantar de gala da Câmara de Comércio Brasil-EUA. Este tradicional evento será direcionado para outra locação em data e horário originais”, diz trecho do comunicado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações