metropoles.com

BC cogita reincluir parentes de políticos em monitoramento bancário

Retirada de familiares da lista causou repercussão negativa e foi criticada pelo ministro Sergio Moro

atualizado

Compartilhar notícia

ANDRÉ DUSEK/AGÊNCIA ESTADO
Banco Central
1 de 1 Banco Central - Foto: ANDRÉ DUSEK/AGÊNCIA ESTADO

O Banco Central já fala em reincluir os parentes de políticos na lista de vigilância obrigatória dos bancos em ações para coibir a lavagem de dinheiro. Nesta quinta-feira (24/1), após a repercussão da decisão de retirar os parentes da lista, o BC informou que irá reavaliar a medida. “O Banco Central irá avaliar no bojo da consulta pública colocar a menção explícita a ‘parentes’ na relação de Pessoas Politicamente Expostas (PEP)”, informou, por meio de nota. São notícias da Folha de S.Paulo.

“Não é objetivo do Banco Central afrouxar nenhum controle. A proposta colocada em consulta pública continua obrigando os bancos a monitorarem transações suspeitas de parentes de Pessoas Politicamente Expostas (PPE), mas podemos mencionar de forma explicita”, continua a nota.

Conforme noticiou, o BC está revisando as normas que os bancos devem seguir na prevenção à lavagem de dinheiro. Em proposta levada à consulta pública, a autoridade retirou os parentes de políticos da lista de monitoramento obrigatório dos bancos.

Pelas regras em vigor, políticos e autoridades do setor público, como magistrados da alta corte, têm vigilância reforçada, assim como seus parentes de primeiro grau – pais, filhos, cônjuge e enteados. Eles integram o grupo chamado PEP.

O objetivo é coibir eventual lavagem de dinheiro que teve origem em desvio de recursos do Estado.

A retirada dos parentes do PEP provocou reação negativa de integrantes do Ministério Público, da Polícia Federal e também do ministro Sergio Moro (Justiça).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações