Assessor de Onyx assume chefia de comunicação da Secretaria-Geral

Gustavo Chaves Lopes era assessor-chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social da Casa Civil até o início de janeiro de 2020

atualizado 25/02/2021 8:57

Raimundo Sampaio/Esp. Metrópoles

Após a posse de Onyx Lorenzoni na Secretaria-Geral da Presidência da República, seu assessor, Gustavo Chaves Lopes, também voltou ao primeiro plano, agora como chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social da pasta comandada por Onyx.

Homem de confiança de Onyx, Gustavo era assessor-chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social da Casa Civil até o início de janeiro de 2020, mas foi exonerado após o episódio do servidor que usou avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para ir à Índia – José Vicente Santini, também retomou seu lugar no Palácio do Planalto no último dia 8.

Próximo de Onyx, Santini assumiu o cargo de secretário executivo da Secretaria-Geral da Presidência, o número dois da pasta.

Em janeiro de 2020, o novo secretário executivo da Presidência fez uso de um avião da FAB para ir a uma reunião do Fórum Econômico Mundial, na Suíça, e depois seguiu viagem para a Índia. Ele foi demitido quando o caso ganhou repercussão na imprensa.

Já Chaves, que cuidava da comunicação do ministro, teria irritado o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao disparar mensagens de que não havia ilegalidade na conduta de Santini. À época, o mandatário do país classificou o ato de “completamente imoral”.

A nomeação de Gustavo Chaves Lopes é assinada pelo ministro da Casa Civil, Walter Braga Netto, e foi publicada na edição desta quinta-feira (25/2) do Diário Oficial da União (DOU). Veja a íntegra:

Últimas notícias