metropoles.com

“Apoio será fundamental à minha recuperação”, diz Bolsonaro no Twitter

Presidente reassumiu as funções da Presidência da República e segue em tratamento no quarto do hospital Albert Einstein, em São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Bolsonaro faz sinal de arma no hospital
1 de 1 Bolsonaro faz sinal de arma no hospital - Foto: Reprodução

Enviada especial a São Paulo – O presidente Jair Bolsonaro (PSL) publicou uma mensagem em sua conta no Twitter, no início da tarde desta quarta-feira (30/1), para comunicar aos seguidores que reassumiu as funções da Presidência da República. Sobre seu estado de saúde, ele afirmou apenas que continua o tratamento e está realizando fisioterapia e exercícios.

Bolsonaro está se recuperando em um quarto privado dentro do hospital Albert Einstein, em São Paulo, segundo informou a sua assessoria de imprensa na manhã desta quarta-feira (30/1). O hospital ainda não emitiu o boletim médico diário.

Depois de passar por uma cirurgia para a retirada da bolsa de colostomia que estava usando, Bolsonaro agora reassume a Presidência da República, que ficou temporariamente nas mãos do vice, general Hamilton Mourão (PRTB). No quarto privativo, foi montado um escritório provisório onde ele poderá receber ministros e fazer despachos, mesmo internado em São Paulo, conforme informou o porta-voz do Planalto, general Otávio Rêgo Barros.

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI), chefiado pelo general Augusto Heleno, montou uma estrutura com computador, telefone, internet e impressora para que o presidente possa trabalhar enquanto se recupera da cirurgia. O local adaptado tem cerca de 30 m².

Está prevista para esta quinta-feira uma visita do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM). Na agenda do presidente, porém, não consta nenhum compromisso oficial.

Procedimento cirúrgico
O procedimento realizado nessa segunda-feira (28/1) foi comandado pelo médico gastroenterologista Antonio Luiz Macedo. Bolsonaro está internado desde sábado (27) e deve permanecer no hospital por mais 10 dias, até sua completa recuperação. Até terça-feira (29), o general Hamilton Mourão comandou o Palácio do Planalto como presidente em exercício.

Ataque
Esta foi a terceira vez que o presidente se submeteu a procedimento cirúrgico desde que levou uma facada na barriga, no dia 6 de setembro de 2018. Atingido no intestino, Jair Bolsonaro teve de usar bolsa de colostomia.

O atentado aconteceu durante agenda da campanha presidencial em Juiz de Fora (MG). Adélio Bispo, responsável pelo crime, foi preso minutos depois e está detido no presídio federal de segurança máxima de Campo Grande (MS).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?