metropoles.com

Onyx: governo enviará PEC sobre capitalização nos próximos dias

Segundo o ministro, a equipe de Paulo Guedes está trabalhando nos últimos detalhes do regime antes de envia-lo ao Congresso

atualizado

Compartilhar notícia

Andre Borges/Esp. Metrópoles
Marcha para Jesus no Eixo Monumental
1 de 1 Marcha para Jesus no Eixo Monumental - Foto: Andre Borges/Esp. Metrópoles

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, anunciou neste sábado (10/08/2019) que o governo enviará nos próximos dias um projeto de emenda à Constituição (PEC) para propor o sistema de capitalização.

O sistema de capitalização é uma espécie de poupança que o trabalhador faz para garantir a aposentadoria no futuro, na qual o dinheiro é investido individualmente.

“A capitalização eu particularmente defendo. Ela virá numa PEC diferente. É o recurso para financiar nosso crescimento”, argumentou o ministro.

A equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, está trabalhando, segundo Onyx, nos ajustes finais do texto. “Ela deve tramitar antes da votação da PEC principal [da reforma da Previdência]”, finalizou.

As declarações foram dadas momentos antes do início da Marcha para Jesus, realizada neste sábado (10/08/2019) na capital federal. De acordo com os organizadores do evento, são esperadas 15 mil pessoas para o ato.

Nesta semana, o relator da reforma no Senado, Tasso Jereissati (PSDB-CE), disse que senadores estão pedindo o regime. “Existem senadores propondo o sistema de capitalização, Isso existe em vários modelos, que exigem discussões técnicas”, destacou.

0

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), ao receber o texto da reforma disse que a capitalização não está em pauta.”Não é um assunto que está em voga, mas se algum senador levantar, vamos discutir”, afirmou.

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) chegou ao evento por volta das 11h, mas não falou com a imprensa. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) chegou mais ou menos no mesmo horários.

PGR
O ministro disse ainda que a indicação do presidente Jair Bolsonaro (PSL) para a Procuradoria Geral da República (PGR) “não tem pressa”. “Não há necessidade de pressa. Essa é a reflexão do presidente. É uma posição muito importante. Temos tempo para que ele tome a melhor decisão”, concluiu. Na sexta-feira (09/08/2019), porém, o presidente garantiu que iria fazer a indicação até o dia 16.

Segundo o ministro, o órgão enfrenta “dificuldades”, mas não está desgastado. “É um órgão muito importante. Eventuais dificuldades Fazem parte”, ponderou. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, porém, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, afirmou que o órgão “se apequenou” em alguns momentos nos últimos anos. “Pautava temas menores e temas maiores ficavam lateralizados”, disse.

Eduardo embaixador
Onyx destacou que além da articulação no Senado para a aprovação da reforma da Previdência, o governo trabalha para garantir a indicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para o cargo de embaixador do Brasil em Washington.

“Claro que vamos nos empenhar. Vamos trabalhar para que o Brasil tenho o melhor embaixador dos últimos anos. Estamos conversando com os senadores para construir esse entendimento, essa aliança”, finalizou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?