metropoles.com

Previdência: Senado pode incluir estados e capitalização, diz Maia

Presidente da Câmara festejou aprovação da reforma na Casa. Na semana que vem, será instalada comissão especial da reforma para militares

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Rodrigo Maia-Previdência-destaques
1 de 1 Rodrigo Maia-Previdência-destaques - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ainda acredita que a capitalização e os estados e muncípios possam ser incluídos na reforma da Previdência. Aprovada em segundo turno na noite desta quarta-feira (07/08/2019), no plenário da Casa, a proposta de emenda à Constituição (PEC) 6/2019 segue agora para análise do Senado Federal. Maia também informou que, na semana que vem, será instalada a comissão especial que vai tratar da reforma dos militares.

“A proposta sai com uma ótima economia e com a certeza de que o Senado vai construir um bom texto sob a liderança do presidente Davi Alcolumbre, principalmente com os temas que a Câmara não teve espaço para tratar. A questão dos estados e municípios e da capitalização”, afirmou.

Se os temas forem incluídos no Senado por meio da PEC paralela, serão debatidos na Câmara posteriormente. Essa foi a maneira acordada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), com os governadores, para dar continuidade às discussões sobre a inclusão sem atrasar a tramitação da Previdência. Para Maia, a Casa estaria mais aberta ao diálogo, mas em relação aos estados seria necessário um entendimento com todos os partidos.

Já para a capitalização, o presidente da Câmara acredita que é possível construir um texto híbrido, que garanta uma renda mínima ao trabalhador. “Não vejo como uma questão impossível. Aqui não avançou porque não estava maduro qual seria o texto”, pontuou.

“Pai da reforma”

Conhecido informalmente entre os deputados como o “pai” da reforma da Previdência, Maia foi o principal articulador para a aprovação da PEC na Câmara. Para agradecer o “bom trabalho de coordenação” do deputado e sinalizar bandeira branca com o Parlamento, o ministro da Economia, Paulo Guedes, compareceu ao encerramento da sessão desta quarta, que garantiu a vitória do governo federal sob a oposição.

“Eu compreendi que o sistema estava falido há anos e fui trabalhando e aprendendo melhor sobre o tema. Me convenci, a cada dia, que a reforma da Previdência não seja o tema que vai fazer o Brasil crescer e gerar emprego, mas sem reorganizar as despesas previdenciárias, nenhuma outra reforma ou marco regulatório vai dar segurança para o setor privado investir”, finalizou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?