metropoles.com

Mourão descarta apoio do Brasil a eventual intervenção na Venezuela

“Não é da nossa política externa intervir nos assuntos internos de outros países”, disse o presidente em exercício

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
bolsonaro e mourao
1 de 1 bolsonaro e mourao - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente em exercício, Hamilton Mourão, descartou a possibilidade de uma participação brasileira em uma eventual ação militar externa na Venezuela, após Brasil e Estados Unidos reconheceram o líder opositor Juan Guaidó como presidente interino do país vizinho.

“O Brasil não participa de intervenção, não é da nossa política externa intervir nos assuntos internos de outros países”, disse Mourão, ao deixar o Palácio do Planalto nesta quarta-feira (23/1).

Horas antes, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarara que “todas as opções estão sobre a mesa” em relação ao país sul-americano.

Mourão afirmou que o apoio político do Brasil é em relação à decisão do líder opositor e que, futuramente, caso seja necessário, o Brasil vai participar de um apoio econômico para “reconstrução” da Venezuela.

Na hipótese de prisão de Guaidó, o presidente em exercício disse que o Brasil, nesse caso, “só pode protestar, não vai fazer mais nada além disso. A única ligação entre as Forças Armadas de Brasil e Venezuela, afirmou Mourão, é um contato institucional entre os ministros da Defesa dos dois países.

Nesta quarta, Guaidó declarou-se presidente interino. Ao longo do dia, ocorreram manifestações em todo o país exigindo que o presidente em segundo mandato, Nicolás Maduro, renuncie ao cargo. Ele, por sua vez, convocou aliados chavistas a saírem às ruas em sua defesa: “Aqui, vamos ao combate”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?