metropoles.com

Governo terá secretaria para agilizar entrada do Brasil na OCDE

Segundo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, objetivo é melhorar relação do país com o organismo internacional

atualizado

Compartilhar notícia

Andre Borges/Esp. Metrópoles
Marcha para Jesus no Eixo Monumental
1 de 1 Marcha para Jesus no Eixo Monumental - Foto: Andre Borges/Esp. Metrópoles

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, informou nesta quinta-feira (16/01/2020) que o governo vai criar uma secretaria, vinculada à sua pasta, para agilizar o processo de entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

“Por determinação do governo Bolsonaro, nós vamos alterar a estrutura da Casa Civil e criar uma secretária para se debruçar sobre a OCDE”, declarou Onyx.

A declaração foi feita na saída da embaixada dos Estados Unidos, em Brasília, onde Onyx se reuniu com o encarregado interino de Negócios William Popp.

Nessa terça-feira (14/01/2020), o governo dos Estados Unidos decidiu priorizar a entrada do Brasil na organização. O primeiro país da fila era a Argentina.

Time vencedor
De acordo com Onyx, o decreto que altera a estrutura da Casa Civil e cria a secretaria deve sair nesta sexta-feira (17/01/2020) ou até a próxima segunda-feira (20/01/2020).

Ainda segundo o ministro, quem irá liderar o grupo será Marcelo Gomes, auditor do Tribunal de Contas da União (TCU).

“A função da secretaria é melhorar a relação com o organismo internacional, melhorar a relação com países membros que sejam mais fortes dentro da OCDE e buscar cada um dos passos de acreditação para que o Brasil, no mais curto espaço de tempo, possa ser membro desse time, que é o que vence no mundo”, acrescentou.

Compartilhar notícia