Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Política

Itamaraty diz esperar rapidez para a entrada do Brasil na OCDE

O país recebeu, nessa terça-feira (15/01/2020), apoio dos Estados Unidos para fazer parte do bloco econômico

15/01/2020 12:57
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Palácio do Itamaraty

O Ministério das Relações Exteriores informou esperar que todos os membros do conselho da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) cheguem “rapidamente” a um entendimento da entrada do Brasil no bloco.

O governo dos Estados Unidos decidiu, nessa terça-feira (14/01/2020), priorizar a entrada do Brasil na OCDE. O primeiro da fila de postulantes era a Argentina.

Em nota enviada ao Metrópoles, a pasta comandada pelo ministro Ernesto Araújo disse ter recebido “com satisfação” a notícia.

“Trata-se de passo fundamental para destravar o processo de expansão da organização. Esperamos que todos os membros da OCDE cheguem rapidamente a um entendimento que permita o início do processo de acessão do Brasil”, complementou.

Em aceno ao presidente norte-americano Donald Trump, o Itamaraty afirmou que a posição dos Estados Unidos reflete o “amadurecimento” de parceria construída no governo Bolsonaro.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Em outubro do ano passado, uma carta assinada por Mike Pompeo, secretário de Estado da administração Trump, causou polêmica por só apoiar expressamente a entrada de Romênia e Argentina na OCDE.

Isso porque, meses antes, Bolsonaro e Trump anunciaram, em declaração conjunta, o apoio estadunidense à candidatura brasileira para se tornar membro da organização. A ausência brasileira na carta de Pompeo foi vista como um recuo no acordo.