metropoles.com

Federação Israelita pede a Bolsonaro demissão imediata de Alvim

Grupo religioso classificou ato como “sinal assustador” e lembrou que Goebbels foi um dos principais líderes do regime nazista

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
bandeira-israel
1 de 1 bandeira-israel - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) disse que considera “inaceitável” o uso de discurso nazista pelo secretário da Cultura do governo Jair Bolsonaro (sem partido), Roberto Alvim.

O grupo religioso reagiu nesta sexta-feira (17/01/2020) ao discurso de Alvim que, ao anunciar o Prêmio Nacional das Artes, citou o ministro da Propaganda do governo de Adolf Hitler, Joseph Goebbels.

“Emular a visão do ministro da Propaganda nazista de Hitler, Joseph Goebbels, é um sinal assustador da sua visão de cultura, que deve ser combatida e contida”, inicia a nota de repúdio.

A Conib frisa que Goebbels foi um dos principais líderes do regime nazista, que empregou a propaganda e a cultura para “deturpar corações e mentes” dos alemães e dos aliados nazistas a ponto de cometerem o Holocausto, o extermínio de seis milhões de judeus na Europa, entre tantas outras vítimas.

“O Brasil, que enviou bravos soldados para combater o nazismo em solo europeu, não merece isso. Uma pessoa com esse pensamento não pode comandar a cultura do nosso país e deve ser afastada do cargo imediatamente”, finaliza o texto.

Entenda o caso
Roberto Alvim usou trechos do discurso do ministro da Propaganda do governo de Adolf Hitler, Joseph Goebbels, para anunciar o Prêmio Nacional das Artes e provocou reações.

“A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes do nosso povo, ou então não será nada”, disse Alvim.

O secretário afirmou ainda que “ao país a que servimos só interessa uma arte que cria a sua própria qualidade a partir da nacionalidade plena”. “Queremos um cultura dinâmica e, ao mesmo tempo, enraizada na nobreza dos nossos mitos fundantes. Pátria, família, a coragem do povo e a sua profunda ligação com Deus amparam nossas ações na criação de políticas públicas“, emendou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?