metropoles.com

Crítica argentina sobre Mercosul preocupa o Brasil, diz chanceler

“Claro que eles não assumiram [ainda]. Temos que ver que mensagem eles trarão”, acrescentou Ernesto Araújo

atualizado

Compartilhar notícia

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Ernesto-Araújo3
1 de 1 Ernesto-Araújo3 - Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Em exposição feita nesta quarta-feira (27/11/2019) na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, o chanceler Ernesto Araújo disse que o governo brasileiro está preocupado com os sinais emitidos pelo novo governo argentino em relação ao Mercosul. “Se o segundo sócio do Mercosul tem uma visão tão incompatível quanto aquilo que consideramos a essência do Mercosul, precisamos pensar nisso”, disse.

O novo governo argentino assume em 10 de dezembro no lugar do atual presidente Maurício Macri. O futuro presidente da Argentina, Alberto Fernández, e a vice-presidente, Cristina Kirchner, foram eleitos em primeiro turno em 27 de outubro.

Sinais
“Claro que eles não assumiram [ainda]. Temos que ver que mensagem eles trarão”, acrescentou Ernesto Araújo. O chanceler citou, como “sinais que ameaçam a essência do Mercosul”, informações vindas da Argentina de que o novo governo questionará não só o comércio bilateral com o Brasil como também a extensão do acordo fechado com a União Europeia.

Segundo ele, os questionamentos com relação ao comércio bilateral podem ser “interpretados como barreiras intraMercosul”. “Não é que queiramos ter uma relação má com a Argentina, queremos ter a melhor relação possível, é um país irmão, sempre será, independentemente do governo”, acrescentou Ernesto Araújo.

O ministro foi convidado pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados para falar sobre a política de divulgação da cultura brasileira no exterior. Ele enumerou projetos visando à projeção de artistas brasileiros no exterior em todos os campos, incluindo música, balé, teatro e artes plásticas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?