metropoles.com

Bolsonaro e Fernández se reúnem em março, diz ministro argentino

Felipe Solá esteve reunido com o presidente brasileiro na tarde desta quarta. Mais cedo, pediu ajuda do Brasil para renegociar com FMI

atualizado

Compartilhar notícia

Carolina Antunes/PR
12/02/2020 Encontro com Felipe Solá, Ministro das Relações Ex
1 de 1 12/02/2020 Encontro com Felipe Solá, Ministro das Relações Ex - Foto: Carolina Antunes/PR

O ministro de Relações Exteriores, Comércio Internacional e Cultura da Argentina, Felipe Solá, afirmou nesta quarta-feira (12/02/2020) que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sugeriu a possibilidade de se reunir com o presidente argentino, Alberto Férnandez, no Uruguai.

“Falamos sobre o futuro, falamos sobre a possibilidade de que se encontrem em 1º de março no Uruguai, o presidente Alberto Fernández com o presidente Jair Bolsonaro. No Uruguai, por razão da posse do presidente constitucional do Uruguai [Luis Lacalle Pou]”, disse Solá, após se reunir com Bolsonaro no Palácio no Planalto, na tarde desta quarta.

Questionado sobre quem sugeriu a reunião, o chanceler argentino disse que a proposta foi feita por Bolsonaro.

Divergências
A reunião entre ambos os presidente se daria depois de divergências públicas. Logo após as eleições argentinas, vencidas pela chapa Fernández/Cristina Kirchner, Bolsonaro – que apoiou a reeleição de Maurício Macri –  disse que o povo do país vizinho escolheu muito mal.

Após isso, o governo brasileiro confirmou que não enviaria nenhum representante do alto escalão à posse de Fernández, realizada em dezembro de 2019. De última hora, o presidente decidiu mandar o vice Hamilton Mourão, por uma estratégia política em preservar as relações comerciais.

Numa mudança de postura, Bolsonaro afirmou que uma visita de Fernández ao Brasil seria uma “satisfação“: “Se ele quiser nos visitar, estou à disposição. Ele está convidado. Se quiser visitar o Brasil, será motivo de satisfação”, afirmou.

Itamaraty
Mais cedo, o chanceler argentino participou de uma reunião no Itamaraty com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

O Itamaraty informou que, no encontro, foram discutidos temas da agenda bilateral e regional, além de questões internas e externas do Mercosul.

Após a reunião com Araújo, Solá pediu a ajuda do governo brasileiro para renegociar a dívida da Argentina, no valor de aproximadamente US$ 44 bilhões, junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?