PGR foi favorável à operação que teve ex-assessora de Lira como alvo

Operação da PF teve aval do STF e mirou ex-assessora de Arthur Lira. PGR foi favorável pela deflagração da operação

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Divulgação/Câmara dos Deputados
A Polícia Federal PF operação em Brasília mandados de busca e apreensão Supremo Tribunal Federal STF. NA FOTO Mariângela Fialek Metrópoles 1
1 de 1 A Polícia Federal PF operação em Brasília mandados de busca e apreensão Supremo Tribunal Federal STF. NA FOTO Mariângela Fialek Metrópoles 1 - Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

A Procuradoria-Geral da República (PGR) foi favorável à operação deflagrada pela Polícia Federal (PF) contra a ex-assessora do deputado Arthur Lira (PP-AL) Mariângela Fialek. A ação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Mariângela Fialek, conhecida como Tuca, atualmente está lotada na Liderança do Partido Progressista na Câmara dos Deputados. O celular dela foi apreendido pelos agentes.

Em parecer, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, concordou com a deflagração da operação. Ao ser consultado, o órgão indicou haver elementos suficientes de investigação que justificariam as buscas e apreensões.

“A representação está encorpada com significativos elementos, materializados em diversos depoimentos e análises policiais, sugestivos da atuação ilícita da requerida Mariângela Fialek, que desponta exercer o controle de indicações desviadas de emendas decorrentes do orçamento secreto em benefício de uma provável organização criminosa voltada à prática de desvios funcionais e crimes contra a administração pública e o sistema financeiro nacional”, escreveu o PGR, em trecho da decisão disponibilizada pelo ministro Flávio Dino, relator do caso.

Gonet, ainda na manifestação, citou que os depoimentos de outros deputados, como Glauber Braga (PSol-RJ), José Rocha (União-BA), Adriana Ventura (Novo-SP), Fernando Marangoni (União-SP) e Dr. Francisco (PT-PI), além do senador Cleitinho (Republicanos-MG), demonstravam a necessidade da operação.

“O histórico de cargos estratégicos e os achados dos dados telemáticos confirmam as hipóteses levantadas, especialmente em decorrência das fortes evidências ancoradas nas citadas planilhas/tabelas armazenadas em nuvem, igualmente comprobatórias do papel crucial da investigada na alocação de emendas e distribuição de recursos”, cita trecho.

Os deputados foram ouvidos pelo federais que investigam a liberação e o desvio de emendas parlamentares, no âmbito do Orçamento Secreto, em montante total de R$ 4,2 bilhões.

Operação

Estão sendo apurados os crimes de peculato, falsidade ideológica, uso de documento falso e corrupção.

Batizada de Transparência, a ação policial tem como objetivo apurar irregularidades na destinação de recursos públicos por meio de emendas parlamentares. Lira não é alvo da operação, que cumpriu mandados na Câmara dos Deputados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?