metropoles.com

PF investiga grupo que movimentou R$ 60 mi do Brasil para o Uruguai

O líder do grupo especializado em evasão de divisas e lavagem de dinheiro é um cidadão uruguaio, que atuaria como “doleiro”

atualizado

Compartilhar notícia

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (8/6), a Operação Hora da Ceifa, para desarticular grupo especializado na prática de evasão de divisas, câmbio ilegal e lavagem de dinheiro.

Policiais federais cumprem dois mandados de prisão temporária, cinco de busca e apreensão, bloqueio de contas bancárias, indisponibilização de bens imóveis e sequestro e arresto de veículos. As medidas foram expedidas pela 22ª Vara Criminal da Justiça Federal em Porto Alegre.

A investigação apurou que o núcleo do grupo criminoso está localizado na fronteira do Brasil (Santana do Livramento) com o Uruguai (Rivera) e tem como líder um cidadão uruguaio, que atuaria como “doleiro”.

Um grupo de pessoas físicas residentes na região é investigado por receber em suas contas bancárias valores oriundos das mais diferentes regiões do Brasil e, em seguida, operacionalizar a evasão dos recursos, destinando-os ao escritório do doleiro, localizado em Rivera.

Pelo apurado até o momento, o grupo criminoso foi responsável pela evasão de ao menos R$ 60 milhões do Brasil para o Uruguai nos últimos cinco anos, porém, estima-se que os valores movimentados pelos envolvidos seja muito maior, visto que existem indicativos de que a prática criminosa ocorra desde 2011.

A Operação foi denominada Hora da Ceifa, em alusão à passagem bíblica de Marcos 04:29: “E, quando já o fruto se mostra, mete-lhe logo a foice, porque está chegada a ceifa”, visto que os principais investigados já admitiram, perante a Polícia Federal, o cometimento de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?