Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Política

Após operação da PF, CPI antecipa depoimento de Wilson Lima

Governador do Amazonas prestaria depoimento ao colegiado apenas em 29 de junho, mas foi remarcado para próxima semana

02/06/2021 12:14, atualizado 02/06/2021 12:15
Compartilhar notícia
Divulgação/Secom
Wilson Lima

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), comunicou, nesta quarta-feira (2/6), a remarcação do depoimento do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), para o dia 10 de junho.

A oitiva, inicialmente, ocorreria apenas em 29 de junho. No entanto, por pressão da base aliada do governo, que defende a investigação de governadores e prefeitos, o comando do colegiado decidiu antecipar o depoimento. Para o dia, estava marcada a ida do ex-marqueteiro do Ministério da Saúde Markinhos Show.

A pressão decorre do fato de Wilson Lima ser um dos alvos da quarta fase da Operação Sangria, que apura supostas fraudes em licitação e desvios de recursos públicos durante a pandemia da Covid-19.

A Polícia Federal cumpre, desde o início da manhã desta quarta, 19 mandados de busca e apreensão e outros seis de prisão, em Manaus (AM) e em Porto Alegre (RS). A casa do governador do Amazonas também é alvo dessa ação.

A ordem judicial também prevê o sequestro de bens e valores que somam R$ 22.837.552,24.

Após operação da PF, CPI antecipa depoimento de Wilson Lima - destaque galeria
6 imagens
Luana Araújo na CPI da Covid
Relator da CPI, Renan Calheiros
CPI da Covid
CPI da Covid
CPI da Covid
Luana Araújo na CPI da Covid
1 de 6

Luana Araújo na CPI da Covid

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Luana Araújo na CPI da Covid
2 de 6

Luana Araújo na CPI da Covid

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Relator da CPI, Renan Calheiros
3 de 6

Relator da CPI, Renan Calheiros

Rafaela Felicciano/Metrópoles
CPI da Covid
4 de 6

CPI da Covid

Edilson Rodrigues/Agência Senado
CPI da Covid
5 de 6

CPI da Covid

Hugo Barreto/Metrópoles
CPI da Covid
6 de 6

CPI da Covid

Hugo Barreto/Metrópoles

A CPI da Covid tem o objetivo de investigar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento à pandemia e, em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas com a ausência de oxigênio, além de apurar possíveis irregularidades em repasses federais a estados e municípios.