metropoles.com

Petrobras diz que Castello Branco tem mandato até 20 de março

Estatal informou que recebeu ofício do Ministério de Minas e Energia para que assembleia discuta indicação do general Silva e Luna

atualizado

Compartilhar notícia

Fernando Frazão/Agência Brasil
Petrobras - Sede
1 de 1 Petrobras - Sede - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Em nota de esclarecimento ao mercado após anúncio de substituição no comando da Petrobras, a estatal afirmou que o atual presidente da empresa, Roberto Castello Branco, e os demais diretores executivos têm mandato vigente até o dia 20 de março de 2021.

A petrolífera informou que recebeu ofício do Ministério das Minas e Energia no qual o órgão solicita convocação da Assembleia Geral Extraordinária, com o objetivo de promover a substituição e a eleição de membro do Conselho de Administração.

“A União propõe, em função da última Assembleia Geral Ordinária ter adotado o voto múltiplo, que todos os membros do Conselho de Administração sejam, imediatamente, reconduzidos na própria Assembleia Geral Extraordinária, para cumprimento do restante dos respectivos mandatos”, diz a nota

O general Joaquim Silva e Luna foi indicado para o comando da estatal pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), na noite de sexta-feira (19/2), em substituição a Roberto Castello Branco. Se tiver o nome confirmado, ele será o primeiro militar a assumir a empresa desde 1989.

Silva e Luna é o atual presidente da Itaipu Binacional e foi ministro da Defesa no governo Michel Temer (MDB). Sua indicação precisa passar pelo conselho da Petrobras.

O anúncio ocorreu após Bolsonaro criticar Roberto Castello Branco pelos reajustes sucessivos nos preços da gasolina e do diesel, que levaram a pressões de caminhoneiros sobre o governo federal. Apesar de negar interferência na política de preço dos combustíveis da estatal, o presidente vinha dizendo, há dois dias, que haveria mudanças na Petrobras.

0

Leia a nota da Petrobras, na íntegra:

A Petrobras informa que recebeu ofício do Ministério das Minas e Energia solicitando providências a fim de convocar Assembleia Geral Extraordinária, com o objetivo de promover a substituição e eleição de membro do Conselho de Administração, e indicando Joaquim Silva e Luna, em substituição a Roberto da Cunha Castello Branco.

Ademais, a União propõe, em função da última Assembleia Geral Ordinária ter adotado o voto múltiplo, que todos os membros do Conselho de Administração sejam, imediatamente, reconduzidos na própria Assembleia Geral Extraordinária, para cumprimento do restante dos respectivos mandatos.

O ofício solicita ainda que Joaquim Silva e Luna seja, posteriormente, avaliado pelo Conselho de Administração da Petrobras para o cargo de Presidente.

A Petrobras esclarece que o presidente Roberto Castello Branco e os demais Diretores Executivos da empresa têm mandato vigente até o dia 20 de março de 2021.

A Petrobras informa que novos fatos relevantes serão oportunamente divulgados ao mercado.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?