Pastor ligado a polêmica no MEC tem ação política e religiosa em Goiás

Gilmar Santos preside Assembleia de Deus em Goiânia e tem forte agenda política, com publicações frequentes ao lado de deputados e ministros

atualizado 23/03/2022 15:03

pator gilmar santos ao lado do ministro da educação milton ribeiroReprodução/Instagram

Goiânia – Líder nacional da igreja Assembleia de Deus e citado como figura central no suposto “gabinete paralelo” formado por evangélicos no Ministério da Educação, e que são decisivos na liberação de verbas do MEC, o pastor Gilmar Santos tem fortes relações políticas e religiosas com Goiás. Ele tem ação frequente nas duas áreas.

Além de ser o atual presidente da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Brasil (Conimadb), ele preside a igreja Ministério Cristo Para Todos, localizada no Setor Jardim América, região sul de Goiânia.

Santos é diretor, ainda, de um instituto educacional, voltado para aulas virtuais de Teologia, chamado Instituto Teológico Cristo Para Todos (ITCT).

Com mais de 154 mil seguidores no Instagram, Gilmar costuma publicar vídeos e imagens das pregações na igreja, mas reserva espaço, também, para a agenda política.

0

Numa delas, feita em dezembro do ano passado, ele aparece ao lado do deputado federal goiano, João Campos (Republicanos), numa audiência com o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, em Brasília.

Campos, que é evangélico e cuja ligação com a igreja não é segredo em Goiás, enviou ainda uma mensagem de felicitação pelo aniversário do pastor, em setembro do ano passado. O vídeo foi publicado no perfil de Gilmar Santos. Os dois se conhecem há cerca de 30 anos.

Mensagem do ministro

O próprio ministro da Educação, Milton Ribeiro, também enviou um vídeo parabenizando o pastor. Áudios dele divulgados nos últimos dias alimentam a suspeita de interferência e influência de pastores evangélicos nas decisões do ministério.

Em dado momento da gravação, Ribeiro diz que a prioridade à frente da pasta, primeiro, é atender os municípios que mais precisam e, em seguida, “todos os que são amigos do Gilmar [Santos]”.

Essa teria sido uma orientação do próprio presidente Jair Bolsonaro (PL), mas Ribeiro negou, em seguida. O ministro e Gilmar Santos possuem relação próxima, demonstradas não só na publicação de aniversário, mas em outras feitas no perfil do pastor.

Veja:

Deputados goianos

Numa outra imagem feita durante um culto em Ipameri, cidade no interior de Goiás, além de João Campos, aparece ainda o deputado estadual, Jeferson Rodrigues Lemos, que também é do Republicanos.

Rodrigues e Campos comandam a sigla na capital e no estado, respectivamente.

Resposta

Após a citação de seu nome como figura central no suposto gabinete paralelo no MEC, Gilmar Santos publicou um vídeo no qual tenta tranquilizar os fiéis, sem citar diretamente o caso.

“Meus irmãos queridos, família Cristo Para Todos, obreiros, obreiras, irmãos amados de todo o Brasil, estou aqui para lhes dizer que aqui está o mesmo pastor Gilmar Santos, convivendo com a verdade”, inicia a fala.

Depois, ele complementa: “Podem ficar alegres com as suas famílias, com os colegas de trabalho, de escola, porque esse servo de Deus, a quem Deus sempre usou para ministrar a palavra dele, a cura, o milagre e a inspiração é o mesmo que está aqui. Fiquem em paz, em nome de Jesus”.

Encontro para discutir a Educação

Gilmar Santos tem quase 40 anos de atividade como pastor. A função de presidente da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Brasil acaba lhe rendendo o acesso direto a alguns políticos.

Em fevereiro de 2021, Gilmar organizou um encontro de pastores e prefeitos, com presença do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ministro da Educação, para discutir “os avanços e desafios da Educação atual”.

A informação consta na legenda de um publicação feita no perfil oficial da Conimadb. “Nesse Painel da Educação foram discutidos a implementação de políticas públicas com foco na educação integral e no desenvolvimento humano para os respectivos municípios”, informa, ainda, o texto.

Mais de 40 prefeitos de cidades de quatro estados do Brasil – Maranhão, São Paulo, Minas Gerais e Goiás – participaram do encontro.

Veja imagens:

Visitas de Bolsonaro

Nas maioria das visitas feitas a Goiás, desde que assumiu a presidência, Bolsonaro sempre procurou reservar espaço para encontros e eventos evangélicos.

Em agosto de 2021, ele esteve presente no 1º Encontro Fraternal de Líderes Evangélicos da Convenção Estadual das Assembleias de Deus Madureira (Conemad-GO), realizado numa igreja do Setor Campinas.

Na primeira viagem oficial a Goiânia, em maio de 2019, ele participou da 46ª Assembleia Geral da Convenção Nacional das Assembleias de Deus – Ministério Madureira.

Gilmar Santos já foi vinculado a esse ministério, mas se desligou e passou a fazer parte do Ministério Cristo Para Todos.

Mais lidas
Últimas notícias