Goiânia – Líder nacional da igreja Assembleia de Deus e citado como figura central no suposto “gabinete paralelo” formado por evangélicos no Ministério da Educação, e que são decisivos na liberação de verbas do MEC, o pastor Gilmar Santos tem fortes relações políticas e religiosas com Goiás. Ele tem ação frequente nas duas áreas.
Além de ser o atual presidente da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Brasil (Conimadb), ele preside a igreja Ministério Cristo Para Todos, localizada no Setor Jardim América, região sul de Goiânia.
Santos é diretor, ainda, de um instituto educacional, voltado para aulas virtuais de Teologia, chamado Instituto Teológico Cristo Para Todos (ITCT).
Com mais de 154 mil seguidores no Instagram, Gilmar costuma publicar vídeos e imagens das pregações na igreja, mas reserva espaço, também, para a agenda política.

Gilmar Santos ao lado do deputado João Campos, sendo recebido pelo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro NogueiraReprodução

Reunião ocorreu em dezembro de 2021Reprodução

Reunião com o ministro, ao lado do deputado federal goiano João Campos (Republicanos)Reprodução

Culto numa igreja de Ipameri (GO), na presença de João Campos e do deputado estadual por Goiás, Jeferson Rodrigues (Republicanos)Reprodução

Gilmar Santos ao lado do ministro da Educação, Milton Ribeiro, em fevereiro de 2021Reprodução

Encontro com presença de Jair Bolsonaro foi organizado por Gilmar para discutir os rumos da educação no BrasilReprodução

Gilmar Santos ao lado do ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado (MDB), que faleceu no ano passadoReprodução
Numa delas, feita em dezembro do ano passado, ele aparece ao lado do deputado federal goiano, João Campos (Republicanos), numa audiência com o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, em Brasília.
Campos, que é evangélico e cuja ligação com a igreja não é segredo em Goiás, enviou ainda uma mensagem de felicitação pelo aniversário do pastor, em setembro do ano passado. O vídeo foi publicado no perfil de Gilmar Santos. Os dois se conhecem há cerca de 30 anos.
Mensagem do ministro
O próprio ministro da Educação, Milton Ribeiro, também enviou um vídeo parabenizando o pastor. Áudios dele divulgados nos últimos dias alimentam a suspeita de interferência e influência de pastores evangélicos nas decisões do ministério.
Em dado momento da gravação, Ribeiro diz que a prioridade à frente da pasta, primeiro, é atender os municípios que mais precisam e, em seguida, “todos os que são amigos do Gilmar [Santos]”.
Essa teria sido uma orientação do próprio presidente Jair Bolsonaro (PL), mas Ribeiro negou, em seguida. O ministro e Gilmar Santos possuem relação próxima, demonstradas não só na publicação de aniversário, mas em outras feitas no perfil do pastor.
Veja:
Ver essa foto no Instagram
Deputados goianos
Numa outra imagem feita durante um culto em Ipameri, cidade no interior de Goiás, além de João Campos, aparece ainda o deputado estadual, Jeferson Rodrigues Lemos, que também é do Republicanos.
Rodrigues e Campos comandam a sigla na capital e no estado, respectivamente.
Ver essa foto no Instagram
Resposta
Após a citação de seu nome como figura central no suposto gabinete paralelo no MEC, Gilmar Santos publicou um vídeo no qual tenta tranquilizar os fiéis, sem citar diretamente o caso.
“Meus irmãos queridos, família Cristo Para Todos, obreiros, obreiras, irmãos amados de todo o Brasil, estou aqui para lhes dizer que aqui está o mesmo pastor Gilmar Santos, convivendo com a verdade”, inicia a fala.
Depois, ele complementa: “Podem ficar alegres com as suas famílias, com os colegas de trabalho, de escola, porque esse servo de Deus, a quem Deus sempre usou para ministrar a palavra dele, a cura, o milagre e a inspiração é o mesmo que está aqui. Fiquem em paz, em nome de Jesus”.
Encontro para discutir a Educação
Gilmar Santos tem quase 40 anos de atividade como pastor. A função de presidente da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Brasil acaba lhe rendendo o acesso direto a alguns políticos.
Em fevereiro de 2021, Gilmar organizou um encontro de pastores e prefeitos, com presença do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ministro da Educação, para discutir “os avanços e desafios da Educação atual”.
A informação consta na legenda de um publicação feita no perfil oficial da Conimadb. “Nesse Painel da Educação foram discutidos a implementação de políticas públicas com foco na educação integral e no desenvolvimento humano para os respectivos municípios”, informa, ainda, o texto.
Mais de 40 prefeitos de cidades de quatro estados do Brasil – Maranhão, São Paulo, Minas Gerais e Goiás – participaram do encontro.
Veja imagens:
Ver essa foto no Instagram
Visitas de Bolsonaro
Nas maioria das visitas feitas a Goiás, desde que assumiu a presidência, Bolsonaro sempre procurou reservar espaço para encontros e eventos evangélicos.
Em agosto de 2021, ele esteve presente no 1º Encontro Fraternal de Líderes Evangélicos da Convenção Estadual das Assembleias de Deus Madureira (Conemad-GO), realizado numa igreja do Setor Campinas.
Na primeira viagem oficial a Goiânia, em maio de 2019, ele participou da 46ª Assembleia Geral da Convenção Nacional das Assembleias de Deus – Ministério Madureira.
Gilmar Santos já foi vinculado a esse ministério, mas se desligou e passou a fazer parte do Ministério Cristo Para Todos.