Moraes diz que PF oferece a Bolsonaro “condições similares” às de casa

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou cirurgia a Bolsonaro, após laudo da PF, mas negou o pedido da defesa de prisão domiciliar

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Na decisão desta sexta-feira (19/12) que autorizou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a realizar uma cirurgia, após a constatação de que ele é portador de hérnia inguinal bilateral, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido da defesa para que fosse concedida prisão domiciliar.

O ministro alegou que Bolsonaro tem na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, onde ele está preso numa cela especial, “condições absolutamente similares àquelas que possuía” quando estava “em seu endereço residencial”.

Moraes mencionou, na decisão, que Bolsonaro mantém plenas condições de tratamento de saúde na PF, “com prévia e genérica autorização judicial para acesso integral de todos os seus médicos, independentemente de dia ou horário”.

“Além disso, houve determinação judicial para que a Polícia Federal garantisse médicos de plantão e eventual transporte no caso de necessidade de remoção imediata”, pontuou.

O ministro expôs, também, que a Superintendência da PF fica próxima ao hospital DF Star, onde Bolsonaro faz atendimento médico em situações de emergência. “Mais próximo, inclusive, do que o seu endereço residencial – de modo que não há qualquer prejuízo em caso de eventual necessidade de deslocamento de emergência”, argumentou.

 

Moraes diz que PF oferece a Bolsonaro “condições similares” às de casa - destaque galeria
5 imagens
Moraes diz que PF oferece a Bolsonaro “condições similares” às de casa - imagem 2
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu filho, senador Flávio Bolsonaro (PL)
O ex-presidente Jair Bolsonaro
Ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão
Jair Bolsonaro - Metrópoles
1 de 5

Jair Bolsonaro - Metrópoles

Fábio Vieira/Metrópoles
Moraes diz que PF oferece a Bolsonaro “condições similares” às de casa - imagem 2
2 de 5

Fábio Vieira/Metrópoles
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu filho, senador Flávio Bolsonaro (PL)
3 de 5

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu filho, senador Flávio Bolsonaro (PL)

Metrópoles
O ex-presidente Jair Bolsonaro
4 de 5

O ex-presidente Jair Bolsonaro

HUGO BARRETO/METRÓPOLES
Ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão
5 de 5

Ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão

Hugo Barreto/Metrópoles

Cirurgia

A decisão de Moraes em autorizar Bolsonaro a realizar a cirurgia ocorre após perícia da PF indicar a necessidade de reparo cirúrgico em caráter eletivo.

Laudo protocolado pela junta médica da corporação aponta que o “procedimento deve ser realizado o mais breve possível, haja vista a refratariedade aos tratamentos instituídos, a piora do sono e da alimentação, além de acelerar o risco de complicações do quadro herniário, em decorrência do aumento da pressão intra-abdominal”.

Ao analisar o laudo da PF, Moraes autorizou a cirurgia, mas ressaltou que o procedimento não tem caráter de urgência. A perícia apontou que a intervenção é eletiva, ou seja, pode ser programada, cabendo à defesa informar a data pretendida para a realização do procedimento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?