metropoles.com

Mpox: vacinação começa nesta segunda (13); veja quem pode se imunizar

Vacinação contra a doença popularmente conhecida como varíola dos macacos terá foco nos grupos de risco. Brasil recebeu 46 mil doses

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
banco de imagem seringa variola macaco monkeypox saude doença
1 de 1 banco de imagem seringa variola macaco monkeypox saude doença - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Começa nesta segunda-feira (13/3) em todo o Brasil a vacinação contra a varíola dos macacos (mpox). A imunização terá foco nos grupos de risco. Ao todo, 46 mil doses serão administradas. A campanha se estenderá enquanto durarem os estoques.

Indivíduos na faixa dos 18 aos 49 anos que tenham tido, nos últimos quatro dias, algum contato com fluidos e secreções corporais de casos suspeitos devem tomar a vacina. O imunizante pode ser administrado até 14 dias após a exposição, mas a efetividade passa a cair após o quarto dia.

A injeção é contraindicada no caso do indivíduo já ter sido contaminado pelo vírus ou se estiver com lesões suspeitas no momento da vacinação. No caso de reação alérgica grave na administração da primeira dose, a segunda etapa deve ser suspensa.

0

Homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais que vivem com HIV e tenham contagem de linfócitos TCD4 menor que 200 células nos últimos seis meses estão aptos para tomar a vacina. Profissionais de laboratório que atuam em contato com o vírus também compõem o grupo de risco.

Aprovada para uso emergencial, a vacina dinamarquesa MVA-BN tem a finalidade de interromper a transmissão em situações específicas. De acordo com informe técnico publicado pelo Ministério da Saúde no dia 8 de março, a droga não é recomendada para vacinação em massa e as doses não devem substituir as medidas de proteção já conhecidas.

Compartilhar notícia