metropoles.com

Anvisa publica prorrogação de autorização de vacinas contra mpox

Diretoria da Anvisa aprovou prorrogação na última sexta-feira (17), mas decisão demorou uma semana para ser publicada no Diário Oficial

atualizado

Vinícius Schmidt/Metrópoles
banco de imagem seringa variola macaco monkeypox saude doença

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) oficializou a prorrogação da autorização de uso das vacinas contra a mpox no Brasil. A diretoria da Anvisa aprovou a medida na última sexta-feira (17/2), mas ela só foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (24).

A autorização foi assinada pelo diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, e permite que o imunizante seja usado no Brasil por mais seis meses.

A mpox é a doença que nos últimos meses ficou conhecida como monkeypox, ou varíola dos macacos. Em novembro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alterou a nomenclatura oficial para mpox, para evitar cunho discriminatório contra a doença.

OMS oficializa mudança de nome da varíola dos macacos para mpox

A autorização publicada nesta sexta vale para a vacina Jynneos ou Imvanex — apesar de se referir ao mesmo medicamento, o produto tem nomes diferentes nos Estados Unidos e Europa. O imunizante é fabricado pela empresa Bavarian Nordic na Dinamarca e na Alemanha.

A vacina é destinada a adultos com idade igual ou superior a 18 anos e possui prazo de até 60 meses de validade, quando conservado entre -60°C e -40°C.






Quais assuntos você deseja receber?