metropoles.com

Vacina para Monkeypox tem liberação prorrogada pela Anvisa

A vacina para a Monkeypox, conhecida como “varíola dos macacos”, teve prorrogada a sua liberação para aplicação pelo Ministério da Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
banco de imagem seringa variola macaco monkeypox saude doença
1 de 1 banco de imagem seringa variola macaco monkeypox saude doença - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A vacina para a Monkeypox, doença popularmente conhecida como “varíola dos macacos”, teve prorrogada a sua liberação para ser aplicada pelo Ministério da Saúde. A medida parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e permite o uso do imunizante por mais seis meses. A decisão foi aprovada por unanimidade pela diretoria do órgão regulador.

Dessa forma, segue reconhecida a dispensa de registro para que o Ministério da Saúde importe e utilize no Brasil a vacina Jynneos ou Imvanex. Trata-se do mesmo composto, que tem nomes diferentes nos EUA e na Europa. Ele é fabricado na Dinamarca e na Alemanha pela empresa Bavarian Nordic A/S.

“O imunizante é destinado a adultos com idade igual ou superior a 18 anos e possui prazo de até 60 meses de validade, quando conservado entre -60°C e -40°C. A prorrogação da dispensa temporária e excepcional é válida por mais seis meses e se aplica somente ao Ministério da Saúde, desde que não seja expressamente revogada pela Anvisa”, explica o Ministério da Saúde.

Relatora da decisão na Anvisa, a diretora Meiruze Freitas considerou ainda haver circulação do vírus da Monkeypox no Brasil e no mundo, falta de medicamento registrado no país para tratamento da doença, ocorrência de mortes ocasionadas pela Monkeypox e falta de alertas internacionais que contraindiquem o uso da vacina.

A pasta ainda informa que 49 mil doses da vacina Jynneos, adquiridas por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), não foram utilizadas. Os estoques são de responsabilidade do próprio Ministério da Saúde.

A dispensa de registro da vacina Jynneos ou da vacina Imvanex foi concedida pela primeira vem em 26 de agosto de 2022, pela própria Anvisa. Até o momento, não há nenhuma vacina registrada ou autorizada no Brasil com a indicação de prevenção da Mpox, sendo o imunizante fabricado pela Bavarian Nordic aprovado por outras autoridades reguladoras consideradas de referência pela
Anvisa, como o FDA dos EUA ou o EMA da Europa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?