metropoles.com

Mpox: DF recebe 177 doses nesta 2ª feira; saiba quem pode se vacinar

Campanha nacional de vacinação começa nesta 2ª feira. Grupos de risco envolvem pacientes com HIV e pessoas que tiveram contato com o vírus

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
banco de imagem seringa variola macaco monkeypox saude doença
1 de 1 banco de imagem seringa variola macaco monkeypox saude doença - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O Distrito Federal tem previsão de receber as primeiras unidades da vacina contra a Mpox — conhecida anteriormente como “varíola dos macacos” — na tarde desta segunda-feira (13/3). A Secretaria de Saúde (SES-DF) aguarda 177 doses do imunizante.

A pasta informou que a orientação do Ministério da Saúde é de que, na primeira fase da campanha, iniciada nesta segunda-feira (13/3), a imunização se destine apenas a grupos de risco, para evitar manifestações graves da doença.

A vacina Jynneos, fabricada pela farmacêutica dinamarquesa Bavarian Nordic, será aplicada antes ou depois da exposição ao vírus, no público-alvo pré-determinado (leia abaixo). No entanto, pacientes sintomáticos não devem receber as doses.

0

A busca ativa das 177 pessoas aptas a se imunizar, segundo o Ministério da Saúde, será definida pela SES-DF. Após a chegada das doses ao DF, a pasta divulgará os pontos de imunização no site da secretaria.

Com cerca de 47 mil doses disponíveis pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) para uso na população brasileira, o esquema de vacinação indica duas doses para cada pessoa, com intervalo de quatro semanas entre elas.

Quem poderá tomar o imunizante?

A orientação do Ministério da Saúde é para os seguintes grupos:

  • Pessoas com HIV/Aids (PVHA): homens cisgênero, travestis e mulheres transexuais com idade igual ou superior a 18 anos e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células, nos últimos seis meses;
  • Profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em locais de nível de biossegurança 3 (NB-3), de 18 a 49 anos de idade.
  • Nos casos de aplicação pós-exposição à Mpox, ficam elegíveis de 18 a 49 anos que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas com suspeita, caso provável ou confirmação para a doença. A vacinação, nesse caso, deve ocorrer a partir de quatro dias desde a exposição ao vírus.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?