metropoles.com

MP abre investigação contra Douglas Garcia, que atacou Vera Magalhães

Deputado bolsonarista também foi repreendido por aliados e denunciado ao Conselho de Ética da Alesp

atualizado

Reprodução/Twitter
Discussão entre a jornalista Vera Magalhães e o deputado estado Douglas Garcia durante debate

Alvo de pedidos de cassação na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e de críticas duras até de seu partido e de aliados, o deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos-SP) também vai enfrentar uma investigação criminal, aberta pelo Ministério Público paulista nesta quarta-feira (14/9).

O parlamentar, que é apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), intimidou a jornalista Vera Magalhães na noite dessa terça-feira (13/9), nos bastidores de um debate entre candidatos ao governo de São Paulo.

Mentindo sobre o salário da profissional na TV Cultura, Garcia a abordou agressivamente no espaço destinado a convidados e a chamou de “vergonha para o jornalismo brasileiro”, ecoando ataque do próprio Bolsonaro à mesma jornalista, em debate promovido pela Band no início de setembro.

A investigação do MP-SP foi instaurada pelo procurador-geral da Justiça de São Paulo, Mario Luiz Sarrubbo. Como Garcia é parlamentar, tem foro privilegiado e só pode ser investigado criminalmente pelo procurador-geral.

Após a conclusão dessa fase investigativa, o procurador-geral decidirá se denuncia ou não o parlamentar para a Justiça estadual.

Veja imagens da agressão a Vera Magalhães:

Reações

O Partido Republicanos também anunciou que vai convocar Garcia, que pertence à sigla, para dar “suas explicações” em relação ao ataque do parlamentar contra a jornalista. A legenda repudiou o episódio e afirmou que não compactua com a forma como ele abordou a profissional.

O candidato ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), a quem Douglas Garcia acompanhava durante o debate, pediu desculpas por telefone à jornalista Vera Magalhães. O Metrópoles confirmou a informação com a assessoria do candidato. A equipe detalhou que a ligação foi feita ainda no local do evento e reforçou ainda que a participação do parlamentar será vetada em outros debates.

O próprio Tarcísio comentou o episódio no Twitter. O postulante ao governo estadual de São Paulo disse lamentar e repudiar a atitude do deputado.

Confira o post:

Deputado reage

Até agora, Douglas Garcia não pediu desculpas e ainda alega que foi ele a vítima no episódio. Em suas redes sociais, o paramentar está rebatendo críticas com mais ataques. Veja um exemplo:






Quais assuntos você deseja receber?