metropoles.com

Motta faz manobra e libera votação on-line da PEC da Blindagem

Texto determina que prisões e investigações de parlamentares só podem ocorrer com autorização do Congresso em votações secretas

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), durante sessão legislativa Metropoles
1 de 1 Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), durante sessão legislativa Metropoles - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), fez uma manobra para viabilizar a votação on-line, nesta terça-feira (16/9), da Proposta de Emenda à Constituição 3/2021, a chamada PEC da Blindagem. O texto determina que prisões e investigações de parlamentares só podem ocorrer com autorização do Congresso em votações secretas.

Após os deputados rejeitarem, por 266 a 144, um requerimento para retirar o projeto da pauta, ficou claro para Motta que o texto não teria votos suficientes se a votação fosse totalmente presencial. Por se tratar de uma PEC, são necessários 308 votos favoráveis em dois turnos.

Geralmente, às terças e quartas, quando há votações na Câmara, Motta exige presença no plenário.

Defesa do texto

Antes de votar o segundo requerimento para adiar a votação, Motta fez um discurso em defesa do texto:

“Diante de muitas discussões, de atropelos e de abusos que ocorreram contra colegas em diversas ocasiões, a Câmara tem hoje a oportunidade de decidir se quer retomar esse texto constitucional ou não. É um texto sem novidades, sem ‘invencionismos’ e que, na minha avaliação, fortalece o mandato parlamentar de cada um que está nesta Casa”, declarou o presidente da Casa.

Em seguida, o segundo pedido de análise foi votado. O quórum aumentou, e o requerimento foi rejeitado por 324 votos a 37.

A alteração do tipo votação recebeu críticas de parlamentares da esquerda, como a líder do PSOL, Talíria Petrone (RJ).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?