Moraes manda submeter desembargador preso pela PF a junta médica
Magistrado é acusado de vazar informações da Operação Zargun ao ex-deputado TH Joias. Defesa diz que magistrado sofre de grave doença
atualizado
Compartilhar notícia

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que o desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) Macário Ramos Judice Neto seja submetido a uma junta médica.
A decisão foi tomada após a defesa do desembargador protocolar pedido de revogação da prisão preventiva. Macário é acusado de obstrução de investigação por supostamente vazar informações ao ex-deputado TH Joias no âmbito da Operação Zargun.
Além da revogação da prisão, os advogados apresentaram um laudo médico que aponta que o desembargador sofre de eritrocitose causada por excesso de testosterona. A defesa pede que ele receba atendimento médico em regime de prisão domiciliar. O caso tramita sob sigilo no STF.
Outro argumento apresentado é o de que Macário teria sido preso por supostamente vazar informações durante um jantar com o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro Rodrigo Bacellar (União Brasil), encontro que, segundo os advogados, nunca ocorreu. A Polícia Federal sustenta que foi nessa ocasião que o magistrado teria repassado detalhes da operação.
“O pedido principal da defesa é a revogação da prisão, já que o fundamento da hipótese de vazamento no pedido de prisão foi a realização de um jantar no restaurante Assador, no dia 02/09, oportunidade em que, na versão policial, o desembargador estaria com o deputado Bacellar e este trocaria mensagens com TH Joias. O referido jantar não existiu e não foram juntadas até o momento as geolocalizações dos celulares”, afirmou o advogado Fernando Augusto Fernandes, em nota encaminhada ao Metrópoles.
Macário está preso preventivamente no Presídio Constantino Cokotós, em Niterói, unidade destinada a presos com prerrogativa de função e agentes públicos. O local também abriga outro investigado do caso, o delegado da PF Gustavo Stteel, detido no âmbito da Operação Zargun.
Prisão
O desembargador foi um dos alvos da Operação Unha e Carne, deflagrada em 16 de dezembro. Segundo os investigadores, ele é suspeito de repassar informações para favorecer o Comando Vermelho. Macário Judice é relator do processo envolvendo TH Joias, parlamentar investigado por suposta ligação com a facção.
