Moradores do Salgueiro poderão pedir reaplicação da prova do Enem

Candidatos afetados pela Operação da Polícia Militar que deixou ao menos oito mortos podem se inscrever

atualizado 28/11/2021 21:59

Mortes do Complexo do Salgueiro, Rio de JaneiroReprodução

Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 que tiveram a participação afetada pela operação policial realizada no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo (RJ), em 21 de novembro, poderão pedir a reaplicação da prova.

A informação é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). De acordo com o organizador do evento, os inscritos prejudicados devem fazer o pedido de reaplicação do teste na Página do Participante, entre esta segunda-feira (29/11) e a sexta-feira (3/12).

“O Inep analisará todas as solicitações individualmente. As provas serão realizadas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022”, informou.

De acordo com moradores da região, cerca de 500 candidatos não conseguiram fazer o Enem devido à operação da polícia, que terminou com oito mortos.

A circulação do transporte público na região estava prejudicada pela ação da Polícia Militar. Os moradores ainda se sentiam inseguros em sair de casa.

Prova

Milhões de estudantes fizeram, neste domingo, o segundo dia de prova do Enem 2021.

Em 21/11, quando ocorreu a operação no complexo do Salgueiro, foi realizado o primeiro dia de provas, com índice de 26% de abstenção. Do total de 3,1 milhões de candidatos, cerca de 2,3 milhões participaram da avaliação, em mais de 1,7 mil municípios.

Os estudantes podem utilizar a nota obtida no exame para concorrer a vagas em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e em faculdades privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

Mais lidas
Últimas notícias