Correria e tensão pouco antes de fecharem os portões no 2º dia do Enem

A partir de 15h30, candidatos poderão sair, mas sem levar o caderno de prova. Após as 18h, é permitido que estudantes saiam com o material

atualizado 28/11/2021 14:32

Chegada dos candidatos do segundo e último dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que acontece neste domingo 28 em BrasíliaHugo Barreto/Metrópoles

Milhões de estudantes fazem, neste domingo (28/11), o segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. No Distrito Federal, a movimentação foi intensa no início da tarde em escolas e universidades onde haverá aplicação da última etapa do teste. Neste ano, o “show dos atrasados” contou com corre-corre. Os portões foram fechados pontualmente às 13h.

No bloco principal do Centro Universitário de Brasília (Ceub), não houve atrasados até 10 minutos depois do fechamento. Alguns alunos tiveram de correr para conseguir entrar na instituição.

Uma mãe precisou correr para que a filha não ficasse sem fazer o exame. Maria Luiza Monteiro Couto Barroso, filha de Renata Monteiro Ramos Couto, de 40 anos, esqueceu a bolsa com os documentos no carro da mãe, que estava em um torneio de vôlei e teve que sair às pressas para entregar o documento para a adolescente.

0

“Combinamos que ela viria de Uber. Deu tudo certo, até ela perceber que esqueceu a bolsa no meu carro e me ligar. Vim assim que vi as ligações. Deixei o carro lá em cima por causa do engarrafamento e cheguei correndo. Tudo para dar tempo. Ainda bem que deu certo e ela vai conseguir fazer o segundo dia de prova”, conta Renata.

Catarina Santos, 17 anos, não quis arriscar fazer parte do grupo dos atrasados do Enem. “Moro em Samambaia e preferi me organizar pra chegar mais cedo. Fui bem na primeira prova e não queria arriscar. Já pensou virar meme?”, brincou.

Faxineira de 62 anos aprovada na UnB comemora: “Não vou parar”

Yasmin Vitória Castro, 16, também não quis ficar de fora do segundo dia de provas. “Deu tudo certo no primeiro dia e eu não queria correr esse risco de perder o segundo dia. No domingo passado, teve mais pressão, por causa da redação. Estou confiante”, disse a adolescente.

A estudante Joice Rebeca Oliveira, 16, relatou que o medo de chegar atrasada era grande. “Fiz a primeira etapa e a expectativa para hoje está alta. Espero que seja melhor”, comentou.

Encerramento às 18h

Neste domingo, a abertura dos portões está prevista para as 12h e o fechamento ocorrerá às 13h. A distribuição das provas acontecerá às 13h30, no horário de Brasília. A partir de 15h30, candidatos poderão sair sem o caderno de questões e, após as 18h, é permitido levar o material. O término será às 18h30. O gabarito costuma ser divulgado três dias úteis depois do exame.

Na prova deste domingo, serão 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza, que englobam biologia, física e química.

No último domingo (21/11), ocorreu o primeiro dia de provas, com índice de 26% de abstenção. Do total de 3,1 milhões de candidatos, cerca de 2,3 milhões participaram da avaliação, em mais de 1,7 mil municípios.

Os estudantes podem utilizar a nota obtida no exame para concorrer a vagas em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e em faculdades privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

A expectativa é que os resultados sejam publicados em janeiro de 2022. O Enem 2021, no entanto, não acaba neste domingo. Candidatos que se inscreveram na reabertura do cronograma, exclusivamente para quem teve isenção em 2020 e não compareceu nos dias das provas, realizarão os testes apenas em 9 e 16 de janeiro de 2022.

Mais lidas
Últimas notícias