Milhões de estudantes fazem, neste domingo (28/11), o segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. No Distrito Federal, a movimentação foi intensa no início da tarde em escolas e universidades onde haverá aplicação da última etapa do teste. Neste ano, o “show dos atrasados” contou com corre-corre. Os portões foram fechados pontualmente às 13h.
No bloco principal do Centro Universitário de Brasília (Ceub), não houve atrasados até 10 minutos depois do fechamento. Alguns alunos tiveram de correr para conseguir entrar na instituição.
Uma mãe precisou correr para que a filha não ficasse sem fazer o exame. Maria Luiza Monteiro Couto Barroso, filha de Renata Monteiro Ramos Couto, de 40 anos, esqueceu a bolsa com os documentos no carro da mãe, que estava em um torneio de vôlei e teve que sair às pressas para entregar o documento para a adolescente.

Segundo dia de aplicação do Enem 2021 no DFHugo Barreto/Metrópoles

Renata Monteiro teve de correr para socorrer a filhaHugo Barreto/Metrópoles

Maria Luiza esqueceu a bolsa dentro do carro da mãeHugo Barreto/Metrópoles

Houve correria nos minutos finais de acesso ao UniCeubHugo Barreto/Metrópoles

Para evitar a piada, teve gente que apertou o passoHugo Barreto/Metrópoles

Mas deu tudo certo. Ninguém ficou de fora no UniCeubHugo Barreto/Metrópoles

Milhares de estudantes fazem a prova neste domingoHugo Barreto/Metrópoles

Nas proximidades dos colégios, houve engarrafamentoHugo Barreto/Metrópoles

No DF, jovens se adiantaram e chegaram na horaHugo Barreto/Metrópoles

Tudo por medo de virar meme nas redes sociaisHugo Barreto/Metrópoles

Joice Rebeca estava com expectativa alta para o segundo dia da avaliação

Yasmin Castro também estava confianteHugo Barreto/Metrópoles

Portões fecharam pontualmente às 13hHugo Barreto/Metrópoles
“Combinamos que ela viria de Uber. Deu tudo certo, até ela perceber que esqueceu a bolsa no meu carro e me ligar. Vim assim que vi as ligações. Deixei o carro lá em cima por causa do engarrafamento e cheguei correndo. Tudo para dar tempo. Ainda bem que deu certo e ela vai conseguir fazer o segundo dia de prova”, conta Renata.
Catarina Santos, 17 anos, não quis arriscar fazer parte do grupo dos atrasados do Enem. “Moro em Samambaia e preferi me organizar pra chegar mais cedo. Fui bem na primeira prova e não queria arriscar. Já pensou virar meme?”, brincou.
Faxineira de 62 anos aprovada na UnB comemora: “Não vou parar”
Yasmin Vitória Castro, 16, também não quis ficar de fora do segundo dia de provas. “Deu tudo certo no primeiro dia e eu não queria correr esse risco de perder o segundo dia. No domingo passado, teve mais pressão, por causa da redação. Estou confiante”, disse a adolescente.
A estudante Joice Rebeca Oliveira, 16, relatou que o medo de chegar atrasada era grande. “Fiz a primeira etapa e a expectativa para hoje está alta. Espero que seja melhor”, comentou.
Encerramento às 18h
Neste domingo, a abertura dos portões está prevista para as 12h e o fechamento ocorrerá às 13h. A distribuição das provas acontecerá às 13h30, no horário de Brasília. A partir de 15h30, candidatos poderão sair sem o caderno de questões e, após as 18h, é permitido levar o material. O término será às 18h30. O gabarito costuma ser divulgado três dias úteis depois do exame.
No último domingo (21/11), ocorreu o primeiro dia de provas, com índice de 26% de abstenção. Do total de 3,1 milhões de candidatos, cerca de 2,3 milhões participaram da avaliação, em mais de 1,7 mil municípios.
Os estudantes podem utilizar a nota obtida no exame para concorrer a vagas em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e em faculdades privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).
A expectativa é que os resultados sejam publicados em janeiro de 2022. O Enem 2021, no entanto, não acaba neste domingo. Candidatos que se inscreveram na reabertura do cronograma, exclusivamente para quem teve isenção em 2020 e não compareceu nos dias das provas, realizarão os testes apenas em 9 e 16 de janeiro de 2022.