Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Ministro João Otávio de Noronha toma posse na presidência do STJ

A vice-presidência do Tribunal será exercida pela ministra Maria Thereza de Assis Moura

29/08/2018 20:26, atualizado 29/08/2018 22:54
Compartilhar notícia
JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles
Ministro João Otávio de Noronha toma posse na presidência do STJ

O ministro João Otávio de Noronha tomou posse, nesta quarta-feira (29/8), no cargo de presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), considerado a terceira instância da Justiça brasileira. Noronha ficará no posto pelos próximos dois anos.

A vice-presidência do tribunal será exercida no mesmo período pela ministra Maria Thereza de Assis Moura (na foto em destaque, de mãos dadas com Noronha).

“A Justiça sofre os efeitos dessa campanha de desmerecimento. Este país já teve 120 milhões de torcedores, 200 milhões de torcedores; hoje tem 210 milhões de juízes críticos das decisões judiciais”, discursou o ministro João Otávio de Noronha. “O Judiciário continua a ser o fiador permanente dos direitos e garantias fundamentais do cidadão, sem ele a democracia seria uma falácia”, afirmou.

Noronha comentou ainda em seu discurso o desgaste da confiança na Justiça “em decorrência da disseminação de opiniões obsessivas e generalizadoras daqueles que apostam em sua falência”. O ministro ressaltou a importância de uma “dose de equilíbrio” “para que nossas instituições não se transformem em espetáculo e o devido processo legal não se transforme em justiça sumária”.

Veja fotos: 

Ministro João Otávio de Noronha toma posse na presidência do STJ - destaque galeria
3 imagens
Os presidentes da República, Michel Temer, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, prestigiaram a solenidade de troca de comando no STJ
Ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, com o novo presidente do STJ, João Otávio de Noronha
STJ recebeu convidados nesta noite (29/8) para a posse de seus novos presidente e vice
1 de 3

STJ recebeu convidados nesta noite (29/8) para a posse de seus novos presidente e vice

JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles
Os presidentes da República, Michel Temer, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, prestigiaram a solenidade de troca de comando no STJ
2 de 3

Os presidentes da República, Michel Temer, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, prestigiaram a solenidade de troca de comando no STJ

JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles
Ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, com o novo presidente do STJ, João Otávio de Noronha
3 de 3

Ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, com o novo presidente do STJ, João Otávio de Noronha

JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles

João Otávio de Noronha é ministro do STJ desde 2002 e tem 62 anos. Ele nasceu em Três Corações, Minas Gerais, e iniciou a carreira como advogado do Banco do Brasil. A ministra Maria Thereza nasceu em São Paulo e é especialista em direito processual penal. Ela chegou ao STJ em 2006.

A cerimônia de posse foi acompanhada pelos presidentes da República, Michel Temer, da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia. (Com agências)

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters