metropoles.com

Ministério da Justiça dá 2 dias para 123 Milhas explicar cancelamentos

Notificação da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) determina critérios de reembolso e prevê que formato de vouchers é ilegal

atualizado

Compartilhar notícia

Diorgenes Pandini / Arquivo DC
Imagem colorida mostra aeroporto - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra aeroporto - Metrópoles - Foto: Diorgenes Pandini / Arquivo DC

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, notificou a 123 Milhas e estabeleceu um prazo de dois dias para que a agência de viagens on-line apresente esclarecimentos sobre a suspensão de pacotes promocionais, anunciada na última sexta-feira (18/8).

Na notificação, a Senacon pede que a empresa explique como os consumidores lesados estão sendo ressarcidos; o procedimento de estorno ou reembolso; e canais de atendimento disponíveis, além de documentação que comprove todas as informações solicitadas.

A informação foi adiantada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. O titular da pasta orientou ainda que os consumidores que se sentirem lesados busquem seus direitos e acionem os Procons, os juizados especiais do consumidor e os próprios Ministérios Públicos estaduais.

Ressarcimento

Segundo a Senacon, a devolução exclusivamente por meio de voucher, como definiu a empresa em comunicado, infringe as determinações do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A cláusula contratual prevista, que permite o cancelamento por parte apenas da empresa, também é nula.

O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, afirma que o reembolso deve garantir que os consumidores não tenham prejuízo e a opção por voucher não pode ser impositiva, nem exclusiva.

“A argumentação de que houve alteração no cenário econômico não é problema do consumidor. Os riscos do negócio pertencem à empresa que oferece os serviços. E quanto ao ressarcimento, ela pode oferecer o voucher, não impor. Vamos determinar que a 123 milhas crie um canal de informações e acesso aos consumidores”, destacou Damous.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?