metropoles.com

Dino sugere que consumidores lesados entrem com ações contra a 123 Milhas; governo instaura processo

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), também recomendou que os clientes lesados procurem o Procon

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Flávio Dino é entrevistado pelo Metrópoles
1 de 1 Flávio Dino é entrevistado pelo Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, sugeriu, nesta segunda-feira (21/8), que os consumidores que se considerarem lesados pela 123 Milhas devem buscar seus direitos. Segundo o titular da pasta federal, a população afetada por esse problema deve acionar os Procons, os juizados especiais do consumidor e os próprios Ministérios Públicos estaduais.

“Quanto mais ações judiciais houver, é caminho para solução de problemas”, explicou o ministro, durante viagem a Belo Horizonte.

Dino confirmou que a Secretaria Nacional do Consumidor instaurou processo para convocar a empresa 123 Milhas a prestar esclarecimentos sobre o caso em que houve a suspensão das passagens aéreas e pacotes de linhas promocionais.

O titular da pasta federal ainda reiterou que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) será aplicado, em busca de soluções e punição para a empresa. Esta, por sua vez, alegou, na sexta-feira (18/8), que o alto patamar da taxa Selic (que é a taxa básica de juros do país) e os preços elevados das passagens aéreas inviabilizaram o negócio. Como solução, a 123 Milhas ofereceu devolver os valores pagos pelos clientes com correção de 150% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI) no formato de um voucher, que pode ser usado no próprio site pelos próximos 36 meses.

“O que posso afirmar é que o Código de Defesa do Consumidor está sendo aplicado, tanto procurando uma solução quanto punindo a empresa. A orientação que damos é procurar os Procons, porque, quanto mais ações judiciais houver, há caminho para a solução do problema”, pontuou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, à imprensa nesta segunda-feira (21/8).

Ele também confirmou que o ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), está a par da situação, e a acompanha junto à empresa.

No domingo (20/8), o Instituto Brasileiro de Cidadania (Ibraci) ingressou com uma ação civil pública junto à 1ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro contra a 123 Milhas. O Ibraci pede o bloqueio judicial das contas bancárias da empresa e de seus sócios e acionistas administradores. A entidade solicita ainda que valor retido seja fixado pela Justiça, para garantir o pagamento de eventuais indenizações a consumidores.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?