metropoles.com

Mineiro comenta bate-volta no espaço a bordo de nave: “Indescritível”

Engenheiro Victor Correa Hespanha é o primeiro turista espacial brasileiro. Ele ganhou a vaga em um sorteio da Crypto Space Agency (CSA)

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram/New Shepard Mission NS-21
victor hespanha
1 de 1 victor hespanha - Foto: Reprodução/Instagram/New Shepard Mission NS-21

O mineiro Victor Correa Hespanha, de 28 anos, se emocionou ao comentar a experiência que viveu no voo suborbital neste sábado (4/6), quando fez um “bate-volta” no espaço. Em entrevista coletiva, o engenheiro descreveu as impressões da viagem de 10 minutos que o tornou o primeiro turista espacial do país e segundo brasileiro a sair da Terra.

“Pude ver o Brasil do espaço. O medo não importava. Foi o dia mais feliz da minha vida, realizando um sonho de infância. Foi um passo extremamente importante, que desperta muita esperança, especialmente para nós brasileiros que passamos por momentos difíceis saindo da pandemia”, comentou.

Na cadeira número 2 levando a bandeira do Brasil, Hespanha faz parte de um grupo de seis pessoas – todos turistas espaciais – que participaram de um voo da Blue Origin, empresa do bilionário Jeff Bezos. O engenheiro foi escolhido por um sorteio e agora integra a lista seleta de brasileiros que foram ao espaço, ao lado do ex-astronauta e ex-ministro Marcos Pontes.

Logo após o retorno, ele publicou uma série de vídeos nas redes sociais, nos quais diz ter perdido as palavras. “Eu realmente não sei o que falar direito. Ainda temos muito o que conversar, mas foi muito emocionante. Indescritível, surreal”.

A decolagem ocorreu às 10h25 (horário de Brasília), no Texas, nos Estados Unidos. A viagem é similar à que Bezos fez em julho do ano passado.

Com duração de aproximadamente 10 minutos, o foguete atinge a velocidade máxima de 3,7 mil km/h até o ápice da altitude — cerca de 100 km — e depois retorna em queda livre à Terra. Os turistas espaciais flutuaram durante parte do percurso e viveram a famosa sensação de gravidade zero.

A viagem, que deveria ter ocorrido no último dia 20, foi adiada por questões de segurança. Hespanha, que é engenheiro de produção, conseguiu seu lugar na nave depois de comprar um NFT (token não fungível) pela Crypto Space Agency (CSA) por R$ 4 mil. A CSA sorteou a viagem entre os compradores e o mineiro levou a melhor.

“É assustador, nunca pensei [que conseguiria], sou pessoa comum, mas estou tendo essa oportunidade incrível. Isso é para mostrar que viagem ao espaço não é só coisa de bilionário”, disse ele ao G1 Minas Gerais após saber da escolha.

0

Voos tripulados ao espaço

A Blue Origin, empresa de turismo espacial de Jeff Bezos, realizou, até o momento, 20 viagens ao espaço. Dessas, quatro foram tripuladas. No ano passado, o próprio empresário participou de uma das viagens.

Em outubro do mesmo ano, o ator William Shatner, que interpretou Capitão Kirk da série “Jornada nas estrelas” (“Star Trek”) conheceu o espaço em uma viagem da empresa. Ele também viajou com mais três passageiros.

Já em dezembro de 2021, a Blue Origin fez um terceiro voo tripulado, com seis pessoas. Neste grupo, estava estava Laura Shepard, filha de Alan Shepard, o primeiro americano a ir ao espaço em 1961 e que dá nome à aeronave. A quarta missão tripulada aconteceu em março de 2022, quando outras seis pessoas foram ao espaço.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente. 

Compartilhar notícia