metropoles.com

Mineiro faz bate-volta de 10 minutos ao espaço em nave de Jeff Bezos

Engenheiro Victor Correa Hespanha é o segundo brasileiro a visitar o espaço. Ele ganhou a vaga em um sorteio da Crypto Space Agency (CSA)

atualizado

Compartilhar notícia

New Shepard Mission NS-21
Brasileiro faz bate-volta de 10 minutos ao espaço
1 de 1 Brasileiro faz bate-volta de 10 minutos ao espaço - Foto: New Shepard Mission NS-21

O engenheiro mineiro Victor Correa Hespanha, de 28 anos, participou de um voo suborbital neste sábado (4/6) e, com isso, se tornou o segundo brasileiro a visitar o espaço. O primeiro foi o astronauta e ex-ministro Marcos Pontes.

A decolagem ocorreu às 10h (horário de Brasília), no Texas, nos Estados Unidos.

 

A viagem, que deveria ter acontecido no último dia 20, foi adiada por questões de segurança. Hespanha integra um grupo de seis pessoas – todos turistas espaciais – que participaram de um voo da Blue Origin, empresa do bilionário Jeff Bezos. O mineiro foi escolhido por meio de um sorteio e é o primeiro turista brasileiro a ir ao espaço.

0

Com duração de aproximadamente 10 minutos, o voo é do tipo suborbital, que é como um “bate-volta” ao espaço. O foguete alcança uma altitude máxima – cerca de 100 km – e depois cai em queda livre de volta à Terra.

Sorteio

Hespanha, que é engenheiro de produção, conseguiu seu lugar na nave depois de comprar um NFT (token não fungível) pela Crypto Space Agency (CSA) por R$ 4 mil. A CSA sorteou a viagem entre os compradores, e o mineiro teve sorte.

“É assustador, nunca pensei [que conseguiria], sou pessoa comum, mas estou tendo essa oportunidade incrível. Isso é para mostrar que viagem ao espaço não é só coisa de bilionário”, disse ele ao G1 Minas Gerais após saber da escolha.

Vitor Hespanha é o primeiro turista espacial brasileiro

Voos tripulados ao espaço

A Blue Origin, empresa de turismo espacial de Jeff Bezos, realizou, até o momento, 20 viagens ao espaço. Dessas, quatro foram tripuladas. No ano passado, o próprio empresário participou de uma das viagens.

Em outubro do mesmo ano, o ator William Shatner, que interpretou Capitão Kirk da série “Jornada nas estrelas” (“Star trek”) conheceu o espaço em uma viagem da empresa. Ele também viajou com mais três passageiros.

Já em dezembro de 2021, a Blue Origin fez um terceiro voo tripulado, com seis pessoas. Neste grupo, estava estava Laura Shepard, filha de Alan Shepard, o primeiro americano a ir ao espaço em 1961 e que dá nove a aeronave. A quarta missão tripulada aconteceu em março de 2022, quando outras seis pessoas foram ao espaço.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações