metropoles.com

MPF quer que prefeituras parem apoio a não indígenas em região do Pará

A medida do MPF é adotada para que as famílias sejam retiradas do território indígena no Pará, decisão determinada pela Justiça Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Governo do Pará
Terra Indígena Alto Rio Guamá
1 de 1 Terra Indígena Alto Rio Guamá - Foto: Reprodução/Governo do Pará

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou que as prefeituras encerrem o apoio dado a famílias não indígenas que residem dentro do território Alto Rio Guamá, no nordeste do Pará.

O objetivo do Ministério Público é facilitar a retirada das famílias de não indígenas que residem dentro do território. A decisão de desocupação da terra indígena Alto Rio Guamá é da Justiça Federal.

Segundo o Instituto Socioambiental (ISA), vivem dentro do território, de aproximadamente 279 mil hectares, 1.727 indígenas da família dos povos Guajá, Ka’apor e Tembé.

Na última sexta-feira (16/12), foi firmado Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) para que o município de Viseu encerre, até o fim do ano, as atividades da escola municipal de ensino fundamental Antônio Alexandre da Silva, localizada na Vila Pedão.

Com o compromisso, o município deverá remanejar os estudantes para escolas fora da terra indígena e fornecer transporte escolar para os jovens transferidos.

O MPF recomendou que as prefeituras não prestem qualquer auxílio ou assessoramento a ocupantes irregulares da terra indígena para realização de atividade agrícola ou agropecuária.

Morte

Em 2021, o professor Isac Tembé, 24 anos, foi assassinado por policiais militares após sair para caçar com um grupo de indígenas dentro da terra Alto Rio Guamá.

O povo Tembé-Theneteraha defendia na época que o corpo do jovem não foi devidamente periciado pelas autoridades policiais.

Isac Tembé era uma liderança jovem da comunidade. O professor fundou um grupo, o Kamarar Wà, para fortalecer a cultura do povo Tembé, recuperar danças, músicas antigas e empoderar mulheres.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?