Indígena é morto a tiros após ataque de garimpeiros em terras Yanomami
Filho do líder da comunidade do Tirei, o jovem indígena tinha 21 anos e levou tiros durante o ataque que ocorreu na madrugada deste sábado
atualizado
Compartilhar notícia

Um indígena morreu após levar tiros durante um ataque de garimpeiros na região do Xitei, na Terra indígena Yanomami, neste sábado (17/12). O jovem tinha 21 anos e era filho do líder da comunidade do Tirei, Katariya Yanomami.
A informação foi divulgada pela Urihi Associação Yanomami no Instagram. “Fomos informados que, nesta madrugada, garimpeiros atacaram os Yanomami na Comunidade do Tirei, mais precisamente na Pista Leite, ocasionando a morte de um jovem Yanomami, por arma de fogo”, diz um trecho do texto.

Operação contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami Ascom Polícia Federal

Operação contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami em agosto de 2022 Ascom Polícia Federal

Operação contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami em agosto de 2022 Ascom Polícia Federal

PF investiga grupo suspeito de promover garimpo ilegal em terra Yanomami Divulgação/Hutukara Associação Yanomami
A região fica no município de Alto Alegre, em Roraima, e é um local com forte presença de garimpo ilegal. No texto, a associação alerta para um possível confronto entre os indígenas da região e os garimpeiros.
“Os invasores estarão chegando de helicóptero e armados.A Região do Xitei necessita que forças policiais atuem imediatamente impedindo um possível massacre.”