metropoles.com

Monitor do Fogo: incêndios florestais têm alta de 14% em 2022

Levantamento do MapBiomas mostra que os incêndios florestais atingiram uma área de 16,3 milhões de hectares em todo o Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

CBMGO
Imagem de incêndio florestal no parque terra ronca, em goiás - Metrópoles
1 de 1 Imagem de incêndio florestal no parque terra ronca, em goiás - Metrópoles - Foto: CBMGO

A área atingida por incêndios florestais no Brasil entre janeiro e dezembro de 2022 teve um aumento de 14%,em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados são do Monitor do Fogo, iniciativa do MapBiomas Fogo em parceria com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), e foram divulgados na última sexta-feira (27/1).

Com uma área total de 16,3 milhões de hectares atingidos pelo fogo em todo o Brasil, os biomas com maior índice de alertas de queimadas são a Amazônia e o Cerrado, que concentram 95% desse total.

“O Monitor do Fogo permite que possamos ir além de saber se tem mais ou menos fogo acontecendo: ele nos dá a área atingida pelo fogo e mostra o que está queimando com uma precisão de 5 metros. É um dado muito valioso para a tomada de decisão, disponível todos os meses na plataforma do MapBiomas”, diz Ane Alencar, diretora de Ciência no Ipam e coordenadora do MapBiomas Fogo.

Os maiores índices de queimadas foram detectadas na floresta Amazônica, com 49% da área atingida, um total de 7,9 milhões de hectares no bioma em 2022. O Cerrado teve 7,4 milhões de hectares queimados durante todo o ano passado.

Apenas no mês de dezembro de 2022, a alta nos incêndios foi de 93%, em relação ao mesmo período de 2021, quando 1.748 km² foram destruídos pelo fogo.

No último mês de 2022, a floresta amazônica registrou 85% dos incêndios florestais, seguido pelas áreas de formações savânicas e campestres, encontradas no Cerrado

“O fogo na Amazônia está diretamente relacionado ao desmatamento no bioma, pois a prática do uso do fogo é frequentemente utilizada para remover a vegetação densa e preparar o solo para atividades agrícolas ou pecuárias”, explica Luiz Felipe Martenexen, pesquisador no Ipam.

O estado do Maranhão lidera o ranking dos territórios mais afetados pelo fogo no mês de dezembro. Seguido por Pará, Roraima e Piauí.

Confira o levantamento completo:

Boletim Mensal Monitor Fogo Dezembro2022 by Metropoles on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?