metropoles.com

DiCaprio rebate acusações de Bolsonaro: “Não apoiamos essas ONGs”

O ator norte-americano afirmou que não financia organizações que estão sendo atacadas, apesar delas merecerem apoio

atualizado

Compartilhar notícia

George Pimentel/WireImage
2016 Toronto International Film Festival – “Before The Flood” Premiere
1 de 1 2016 Toronto International Film Festival – “Before The Flood” Premiere - Foto: George Pimentel/WireImage

O ator Leonardo DiCaprio se pronunciou pela primeira vez neste sábado (30/11/2019) sobre as acusações feitas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), relacionadas a um suposto envolvimento do norte-americano com ONGs que, na visão do presidente, estão envolvidas nos incêndios da floresta Amazônica.

“Embora valha a pena apoiar, certamente não financiamos as organizações que estão atualmente sob ataque. O futuro desses ecossistemas insubstituíveis está em jogo e tenho orgulho de fazer parte dos grupos que os protegem”, escreveu DiCaprio, em uma nota enviado às agências internacionais AFP e Reuters.

As Organizações Não Governamentais (ONGs) que tratam do meio ambiente têm sido atacadas por Bolsonaro desde o aumento do desmatamento no Norte do país. A instituição da qual DiCaprio é fundador, “Earth Alliance”, prometeu doar US$ 5 milhões para a proteção da Amazônia após as queimadas.

Bolsonaro acusou Leonardo DiCaprio de ter participação indireta nas queimadas da Amazônia. “Leonardo DiCaprio é um cara legal, né? Dando dinheiro para tacar fogo na Amazônia”, disse a apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, na manhã de sexta-feira (29/11/2019).

O assunto começou quando uma mulher fez um apelo ao presidente pela preservação dos recursos naturais. “Os índios em Altamira falam francês”, disparou outra apoiadora. “E lá o fogo foi criminoso”, completou a primeira.

Repercussão no exterior
A declaração do presidente brasileiro repercutiu também nos veículos internacionais, que criticaram a fala do mandatário brasileiro. O jornal The NY Times afirmou que a fala do presidente brasileiro foi dada “sem evidências”.

O The Guardian chegou a chamar Bolsonaro de “populista nacionalista”, e afirmou que ele “prometeu expulsar ONGs do meio ambiente do país”.  Já para o Washington Post, as declarações de Bolsonaro fazem parte de uma “campanha do governo mais ampla contra grupos sem fins lucrativos que operam no Brasil”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?